“Foi um ano muito positivo em relação ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público”, a declaração foi dada por Osvaldo Trigueiro, coordenador do 1º Centro de Apoio ás Curadorias (Caop’s). Em entrevista concedida ao ClickPB, Trigueiro ressaltou a atuação da procuradora-geral do Estado, Janete Ismael e de toda equipe do MP.
Outro ponto abordado pelo coordenador foi a proximidade da população com as curadorias. “As curadorias estiveram bem próximas a sociedade, o que dá um sentido de proteção”, disse. A qualidade do trabalho dos promotores de justiça foi bastante elogiada por Trigueiro. “Todos os promotores estão muito bem preparados e cientes de suas missões”, explicou.
Segundo Trigueiro, há perspectivas de mudanças para 2007, como a construção de um novo prédio e uma estrutura avançada com o intuito de melhorar a qualidade na prestação de serviços. “Estamos com um projeto para que as curadorias tenham um planejamento anual para trabalhar”, destacou.
O compromisso de instalação das curadorias da Saúde e das Fundações será uma das metas de 2007. “Essas duas curadorias precisam de uma estrutura bem melhor e é pra isso que iremos trabalhar em 2007”, disse. “A procuradora também tem o compromisso de instalar uma curadoria de Educação que é uma área extremamente importante”, completou.
Apesar de não ter os números exatos de processos, o coordenador garantiu que a população procurou as curadorias durante todo o ano. “As curadorias fazem parte de uma questão social e por isso tem uma força de atuação junto as pessoas”, disse. Contrariando os rumores, o coordenador disse que não existe proposta de lançar uma curadoria voltada especificamente para os idosos. “Já temos a curadoria do Cidadão que trata muito bem dos idosos, através do promotor Valberto Lira que trabalha essa questão social de forma plausível”, concluiu.
Valéria Sinésio
ClickPB