O Ministério Público Federal em São Paulo expediu uma recomendação à TV Record para que adeque a exibição da novela Bicho do Mato ao horário e à classificação indicativa livre, deixando de veicular cenas consideradas impróprias até o final da novela.
Leia mais notícias de O Dia
Bicho do Mato, que recebeu classificação livre, é exibida de segunda a sábado das 19h15 às 20h15 e possui uma platéia formada, em grande parte, por crianças e adolescentes.
Segundo nota técnica do Ministério da Justiça, o programa apresentou inadequações ao horário de exibição ao mostrar imagens com conteúdo violento e que instigam o consumo de bebidas alcoólicas. As cenas foram ao ar entre os dias 12 e 19 de setembro de 2006.
Na recomendação, encaminhada ao diretor geral de programação da TV Record, o MPF pede que cesse a exibição de cenas impróprias à faixa etária, especialmente cenas com presença de armas (brancas ou de fogo), agressão física e lesão corporal, agressão verbal, conteúdo violento com apresentação de sofrimento da vítima, conteúdo violento com presença de sangue, violências do tipo assassinato/homicídio e consumo de drogas lícitas.
A TV Record tem o prazo de cinco dias para informar ao Ministério Público Federal o cumprimento espontâneo da recomendação. Se a emissora não adequar o conteúdo da novela o MP promete tomar as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, o que inclui a responsabilização da emissora por danos morais coletivos.
O Dia