PARAÍBA

MP lança 4° etapa da “Operação Resgate”

Mais uma campanha do Ministério Público da Paraíba será lançada nesta segunda-feira (27), às 10h, no Auditório João Bosco Carneiro, na sede da Procuradoria Gera

Mais uma campanha do Ministério Público da Paraíba será lançada nesta segunda-feira (27), às 10h, no Auditório João Bosco Carneiro, na sede da Procuradoria Geral de Justiça. Desta vez será uma campanha de conscientização da população contra a mendicância infantil, cujo tema será “Criança não Precisa de Esmola – Precisa de Escola”.

A campanha faz parte da 4ª etapa da Operação Resgate, que vem trabalhando para retirar as crianças e os adolescentes das ruas de João Pessoa e envolvê-las em atividades culturais, de lazer e esporte.

“Esta nova fase da Operação Resgate contará com o trabalho voluntário de alunos dos Cursos de Direito e Psicologia das universidades Federal e particular”, explicou a promotora de Justiça, Soraya Escorel, Curadora da Infância e Juventude da Capital.
Ela disse ainda que os universitários farão um trabalho de rua, usando camisetas e bonés com o logotipo da campanha, entregando panfletos, cartazes e convocando a população a participar do movimento, através de faixas com os seguintes dizeres: “é inaceitável uma criança na rua, fora da escola! Junte-se a nós nessa luta”.

Ao mesmo tempo, promotores da Infância e Juventude, além dos estagiários, farão um trabalho também junto às escolas. “Nós queremos envolver todos os segmentos sociais nessa campanha: crianças, adolescentes, adultos, universitários, professores, alunos em geral, e pessoas de todas as categorias, buscando apoio das escolas particulares, no sentido de estimulá-los a desenvolverem essa campanha contra a mendicância no próximo ano”, afirmou a curadora Soraya.

A quinta etapa da Operação Resgate acontecerá com a inclusão dos familiares dos menores resgatados e a festa de confraternização de Natal, onde serão ouvidos os depoimentos de alguns pais.

Operação Resgate – O início

A Operação Resgate teve início, em durante o mês de agosto passado, com um trabalho de retirada das crianças e adolescentes das ruas e encaminhamento às famílias ou às instituições, dentre elas, os Conselhos Tutelares. Na segunda fase, a Curadoria da Infância e Juventude convocou os familiares dos resgatados para fins de alertá-los sobre os riscos dos filhos nas ruas e as conseqüências legais (civis e criminais) do abandono e maus-tratos. Também foi aplicado um questionário para fins de inclusão nos programas de atendimento. 

Em sua 3ª etapa, a Operação Resgate realizou visitação aos familiares dos menores resgatados pelos parceiros empreendedores, sob a coordenação de equipe do Ministério Público (Curadoria da Infância da Capital). Os parceiros dessa etapa são: Diocese, através de Dom Aldo Pagotto; a Igreja Batista, por meio do Pastor Estevam Fernandes e a Federação Espírita, através do Procurador de Justiça José Raimundo, além do Rotary. 

Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Quatro deputados paraibanos assinam a PEC pelo fim da escala 6×1; confira quem são

2

Paraíba

Prefeitura de Manaíra contrata show de Japãozin e Forró das Antigas por R$ 200 mil

3

Paraíba

Idoso é preso após estuprar criança de 5 anos em Muçumagro

4

Paraíba

Anna Carla Lopes toma posse como desembargadora do TJPB

5

Paraíba

Governador nomeia professoras Célia Diniz e Ivonildes Fonseca para novo mandato na UEPB