O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está investigando o influenciador paraibano Hytalo Santos por exploração infantil. A informação foi confirmada pela promotora de Justiça, Ana Maria França – que atua na área da defesa dos direitos da criança e do adolescente no município de Bayeux. Ela informou que há um procedimento na Promotoria de Justiça que apura denúncias contra o influenciador.
A representante do Ministério Público da Paraíba afirma, no entanto, que a apuração ainda está em curso. Por esse motivo, e também pelo fato de que o procedimento envolveria crianças e adolescentes, a promotora não dará entrevistas ou detalhes sobre essa investigação.
Ana Maria França confirmou apenas que o MPPB tomou conhecimento do caso, por meio de denúncia feita ao Disque 100, a qual relatava uma possível exploração de crianças e adolescentes por meio de danças com conotação sexual. Foi instaurado o procedimento para apurar o conteúdo das postagens e vídeos divulgados pelo influenciador, as idades das pessoas que aparecem nesses vídeos e o vínculo delas com ele.
O Ministério Público também está acompanhando a atuação do Conselho Tutelar nesse caso. “Estou aguardando as informações requeridas. Vamos analisar tudo a fim de identificar eventuais práticas delituosas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Se confirmadas, o MPPB tomará as medidas cabíveis”.
Hytalo Santos
Hytalo Santos nasceu em Cajazeiras, cidade com 62 mil habitantes no sertão da Paraíba. Os promotores analisam vídeos compartilhados com 17 milhões de seguidores no Instagram e 7 milhões no YouTube.
Hytalo ficou conhecido por causa de seus vídeos dançando brega funk e depois começou a mostrar seu dia a dia no story ao lado dos ‘filhos’, que são jovens que ele ajuda com alimentação, escola e saúde.
O influenciador também se destacou por dar presentes caros, como celulares, carros e até casas.