Escolha

MP forma lista sêxtupla para vaga de desembargador e Seráphico é o mais votado

Agora a relação do MP será encaminhada para o Tribunal de Justiça que escolherá três nomes.

padrasto, morte, estupro, enteada, Júri Popular, julgamento, João Pessoa

Tribunal de Justiça da Paraíba (Foto: Reprodução).

O Ministério Público (MP) formou a lista sêxtupla para vaga de desembargador e Francisco Seráphico (6 votos) foi o mais votado seguido por Bertrand Asfora (5 votos), Amadeus Lopes (5 votos), João Geraldo (5 votos), Carlos Romero (5 votos) e Vanina Nóbrega (4 votos).

Agora a relação dos nomes será encaminhada para o Tribunal de Justiça que escolherá três nomes. A lista tríplice será entãolevada ao governador João Azevêdo (PSB), a quem cabe a escolha final.  A lista foi montada pelo Conselho Superior do Ministério Público.

Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho nasceu na cidade de Salvador (BA), em 24 de julho de 1979. Filho de Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega e Maria Elita Sá da Nóbrega; casado com Nathália Medeiros e pai de Bianca, Francisco Neto e Miguel. Formou-se em Direito, em 2002, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); tornou-se especialista em Direito Processual pela Universidade Potiguar (UNP) e mestre em Direitos Humanos, pela UFPB.

Ingressou no Ministério Público da Paraíba no ano de 2003, tendo exercido suas atribuições, como promotor de Justiça, nas cidades de Mari, Patos, Pombal, São Mamede, Malta, Paulista, Campina Grande, Soledade, João Pessoa e Cruz do Espírito Santo.

Atualmente, é o 2º promotor de Justiça de Santa Rita. Após figurar na lista tríplice com 75,7% dos votos da categoria, assumiu o cargo de procurador-geral de Justiça, em agosto de 2017, com a missão de fortalecer o binômio “Ministério Público e sociedade”.

Foi reconduzido ao cargo em agosto de 2019, após ser, novamente, o primeiro colocado na lista tríplice para o biênio 2019-2021, obtendo mais de 90% dos votos na eleição de 29 de julho de 2019.

Antes de ser PGJ, Seráphico atuou como promotor convocado junto à Procuradoria de Justiça e exerceu os cargos de secretário-geral e secretário de Planejamento e Gestão. Também integrou a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp), a Assessoria Técnica e o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap). No biênio 2013-2015, presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mulher é presa pela terceira vez por tráfico de drogas em João Pessoa    

2

Paraíba

Cidade na Paraíba com 4,6 mil habitantes compra mais de 70 mil ovos de galinha

3

Paraíba

“Rompe o modelo tradicional”, afirma Luiz Pereira sobre candidatura à lista sêxtupla para o Tribunal de Justiça da Paraíba

4

Paraíba

“Situação que se repete diuturnamente”, diz advogado sobre falhas em localização de tornozeleira eletrônica

5

Paraíba

Maconha: advogado explica quando posse de 40 gramas ainda pode ser considerada tráfico; entenda