Integrantes do Movimento Esgotei, de luta pelo meio ambiente, realizam, neste sábado (11), a partir das 7h, uma mobilização no Busto de Tamandaré, em Tambaú, alertando sobre a poluição cada vez maior das praias e rios da capital. A ação visa atingir toda a população e envolve a lavagem simbólica do Largo de Tambaú, numa alusão à necessidade de preservação do meio ambiente.
O publicitário Dinarte Nóbrega explica que o motivo maior dessa manifestação é o amor por João Pessoa, por suas belezas naturais, praias e pela defesa do desenvolvimento de João Pessoa. “Nós estamos tomando banho em praias com esgotos, com fezes humanas, poluídas, afetando as praias que são um espaço democrático de lazer. Esta é uma causa de todo cidadão paraibano e de quem é de fora e está aqui”, ressalta. E convida: “Se vistam de preto, levem seus baldes, vassouras e rodos para fazermos a lavagem simbólica do Busto de Tamandaré”.
Ele frisa ainda que a ideia é tornar a cidade melhor para todos. “Queremos que nossa cidade seja a melhor possível, sustentável, e lamentamos pela situação em que se encontram nossos rios e praias. Chegou ao absurdo de não termos mais praias próprias para banho. Por isso, convidamos todas as pessoas, porque esta é uma causa de todos que frequentam e vivem na cidade”, pontua, lembrando que qualquer instituição que queira abraçar a causa pode participar. “Rios e praias imundas não interessam a ninguém”, frisa.
De acordo com o consultor em educação internacional Marco Túlio Gusmão, o movimento tem contado com o apoio do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Ministério Público Federal (MPF). Ele lembra que todos estão convocados a estarem juntos nessa luta
Dinarte Nóbrega destaca que o problema da poluição tem causas variadas. “Não é um motivo só que causou essa poluição extrema. Uns dizem que é a população ribeirinha, outros que há estabelecimentos comerciais envolvidos, pessoas que jogam lixo. Não queremos apontar culpados, queremos buscar soluções”, enfatiza.
Moradores de João Pessoa, os amigos ressaltam que esperam o apoio de órgãos públicos, órgãos de fiscalização, da população em geral. “Nesse primeiro momento, estamos levantando a bola e, num segundo, buscar resolver. Queremos o apoio do cidadão comum, a conscientização”, acrescenta o publicitário.
“A ideia é fazer uma lavagem simbólica do monumento de amor a João Pessoa, no Busto de Tamandaré. Aquele trecho também está impróprio para banho. Queremos chamar a atenção do máximo possível de pessoas. Não temos expectativa de quantidade, mas fazemos uma conclamação geral da população. Não tenho dúvida de que vamos contar com um grande contingente”, espera.
Os responsáveis pelo movimento tiveram, recentemente, uma primeira reunião com o Ministério Público da Paraíba e com o Ministério Público Federal. “Temos outras pautas marcadas. Esse movimento está só iniciando. É uma causa longa e não é um trabalho de fácil resolução, mas parados não podemos ficar”, conclui.
Leia Mais