Pelo sétimo dia seguido, os problemas e as reclamações relativas ao abastecimento de água de Santa Rita persistem. A população continua usando as redes sociais para denunciar a falta de água. Em Tibiri, por exemplo, desde o início da semana os moradores estão sem água.
A população denuncia ainda que nas horas e locais em que o abastecimento é retomado temporariamente, a água que sai das torneiras é de má qualidade. Muitas vezes a água apresenta uma aparência duvidosa, com coloração mais escura e até barrenta.
A moradora Maria Célia Dias declarou em entrevista a Rádio CBN que a uma hora da manhã desta sexta-feira (27), o fornecimento foi retomado por alguns instantes, mas logo parou. “Chegou água de uma hora da manhã e só pingando. Consegui encher a caixa, mas a água horrível. Estou indo buscar água na casa de conhecidos que tem poço”, relatou.
A assessoria de imprensa da empresa Águas do Nordeste (ANE) foi procurada pela Redação do Click PB para responder às denúncias. A empresa afirmou em nota que a coloração amarelada da água deve-se às chuvas intensas e em decorrência da infraestrutura precária.
“O corpo técnico da ANE assegura que a mudança na coloração não traz nenhum risco à saúde e que já está trabalhando em soluções para controlar a qualidade da água. Segundo relatos coletados junto a moradores da região, essa coloração “amarelada” não é novidade. As chuvas intensas acarretam muita turbidez, o que acaba afetando a coloração”, justificou a empresa.
Entenda o caso
Desde o dia 11 de maio a Prefeitura de Santa Rita contratou uma nova concessionária para operar o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Águas do Nordeste (ANE), empresa com 30 anos de experiência no setor, foi a vencedora da licitação feita pela gestão municipal.