Após uma pane elétrica seguida de incêndio na estação de tratamento Gravatá, em Queimadas, que deixou mais de nove cidades sem água, a Gerência Regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que até sexta-feira (22) o abastecimento de água seja normalizado. Para isso, a empresa disse que o sistema elétrico está sendo refeito e que estão sendo trazidos equipamentos de outras cidades e até de Pernambuco para substituir os equipamentos que foram queimados.
Conforme a Gerência, o problema ocorrido na sexta-feira (15) resultou em diversos danos às instalações elétricas, principalmente à subestação elétrica, com a avaria dos quatro transformadores, que não apresentaram mais condições de funcionamento.
Para que o sistema elétrico seja refeito estão sendo trazidos equipamentos de outras cidades e até de Pernambuco, como um transformador da estação elevatória de Boqueirão e outros dois transformadores vindos de Pernambuco.
“Desde a madrugada da sexta-feira, as equipes da Cagepa vêm atuando na montagem das novas instalações elétricas e equipamentos. A maior complexidade vem sendo com a montagem da subestação elétrica. A perspectiva era da conclusão da instalação de um deles até o término do domingo, mas não foi possível. A nova previsão de término da instalação do transformador é para segunda-feira (18). Com a instalação de um transformador, o sistema de abastecimento volta a operar com 30% da vazão necessária”, informou a Cagepa.
A pane elétrica seguida de incêndio na estação de tratamento Gravatá, em Queimadas, deixou sem água: Campina Grande (e distritos), Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Alagoa Nova e Pocinhos.