Na Paraíba

Ministro da Integração garante transposição, mesmo que por MP

O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, disse nesta segunda-feira, 11, em visita a João Pessoa, que a transposição do Rio São Francisco será feita mesmo

O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, disse nesta segunda-feira, 11, em visita a João Pessoa, que a transposição do Rio São Francisco será feita mesmo que por meio de Medida Provisória. “Apesar de governos como o da Bahia se posicionarem contrários ao projeto, vamos fazer a transposição para trazer alívio as famílias do nordeste setentrional”, disse.

Sobre projetos para o Estado da Paraíba, Brito enfatizou que a reunião de hoje, que ocorreu na CINEP, teve como objetivo discutir as ações que o Ministério da Integração já executa no Estado e possíveis projetos futuros na área de recursos hídricos e desenvolvimento regional. “Precisamos de medidas de combate a estiagem, que já se anuncia no nordeste brasileiro, com uma ação efetiva do governo federal nos próximos quatro anos”, revelou.

Segundo o governador, Cássio Cunha Lima (PSDB), é necessário criar uma estratégia junto ao Ministério para combater a seca que se anuncia. “Vamos discutir com o ministro para que possamos ter um apoio do governo federal no enfrentamento de um quadro de escassez de água que poderá se confirmar nos próximos dias”, afirmou.

Um dos destaques da reunião foi a proposta de integração da bacia do Rio Paraíba com o Rio São Francisco que é considerada pelo governo Lula a obra de maior importância sob o ponto de vista de segurança hídrica para o Estado. “Os projetos de irrigação são apenas uma conseqüência desta integração e são da maior importância já que garantem renda e emprego para os paraibanos”, refletiu.

Revitalização

Também presente a reunião, o coordenador do projeto de transposição do São Francisco, Rômulo Macedo, disse que a revitalização do rio é um processo distinto da transposição e nada tem a ver com o projeto do governo federal. “A revitalização é importante devido aos danos já causados ao São Francisco, desta forma a transposição nada tem a ver com a revitalização”, falou.

A reunião começou as 10h00 e ao término dela as autoridades concederam entrevista a uma rádio local, sendo servido o almoço logo em seguida. 

Janildo Silva
ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Caminhada interativa apresenta plantas nativas para crianças a partir de 5 anos neste sábado em João Pessoa

2

Paraíba

Carro e caminhão colidem na BR-412, entre Serra Branca e Santa Luzia, e uma pessoa morre

3

Paraíba

Aumento de casos da nova variante da Covid na Paraíba deve se manter no início de 2025, alerta Secretaria de Saúde

4

Paraíba

Sine de Campina Grande abre seleção para 100 vagas de Analista Administrativo para pessoas com ensino superior

5

Paraíba

Cultura e gastronomia se encontram no 39° Salão do Artesanato que começa hoje em João Pessoa