A meteorologista da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas) da Paraíba, Marle Bandeira, disse ao ClickPB que as altas temperaturas provocaram a chuva de granizo registrada em várias cidades do Sertão paraibano nas últimas horas. Por isso, é mais fácil ouvir falar sobre o fenômeno na primavera e verão.
Ela explicou que, como são necessárias temperaturas muito altas e condições meteorológicas muito específicas, é praticamente impossível que uma chuva do tipo ocorra em cidades litorâneas como João Pessoa. “É necessária uma temperatura muito mais alta dos que as que ocorrem em João Pessoa para acontecer. No ano passado, ocorreu muito no Agreste”, relatou.
Granizo
Granizo é um tipo de precipitação na forma de gelo. Essas pedras se formam no interior das nuvens de tempestade pela ação das correntes de ar e das baixíssimas temperaturas.
As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens altas de tempestade chamadas cumulonimbus. O granizo tem diâmetro superior a 0,5 centímetro e formato variável.