Os investimentos para construção de um porto e de uma ‘cidade internacional’ inteligente no município de Mataraca, Litoral Norte, caso efetivados devem chegar a casa dos trilhões de reais. Conforme apurou o ClickPB, as informações foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (11) em um evento na cidade.
Segundo apurou o ClickPB, a previsão é que sejam investidos R$ 9 trilhões por meio da iniciativa privada. As conversas para as construções foram iniciadas há três anos. A empresa Brasil CRT, que está propondo o projeto em parceria com o poder público municipal, detalhou por meio de seus representantes que após o início da obra ela poderá entregue em até três anos.
O ClickPB apurou que a intenção é construir o porto de Mataraca nas imediações da localidade da Pavuna, entre a praia da Barra do Camaratuba e praia do Guaju. Ele deverá ser edificado no estilo ‘offshore’ ou seja ‘extra margem’ e não diretamente ligado à Terra. No Nordeste, um exemplo é o porto de Pecém no Ceará.
Já a cidade inteligente, segundo a apresentação feita nesta segunda-feira (11), deverá ficar pronta em até cinco anos. A cidade internacional inteligente e o porto de águas profundas deverão ocupar uma área equivalente a 11 mil hectares, detalhou a empresa CRT, que assinou hoje o protocolo de intenções para as obras.
“A intenção é que, a partir de tudo finalizado e ajustado com todos os proprietários de imóveis, sejam pessoas físicas e juridicas, bem como, licenças ambientais e projetos aprovados junto aos órgãos públicos, o Porto de Águas Profundas fique pronto em até 36 meses, e a Nova Mataraca seja entregue em até 5 anos”, informou a empresa por meio de nota encaminhada à imprensa.
A cidade inteligente deverá contar com metrô, universidades, shoppings, hospitais e outros equipamentos. A previsão é que a obra (porto e cidade) gere 150 mil empregos diretor e indiretos. A cidade, segundo os dirigentes da empresa chinesa citaram terá a capacidade de ter uma população de mais de 200 mil habitantes e receber anualmente mais de 1 milhão de turistas.
O secretário executivo de energia da Paraíba, Robson Barbosa, esteve no evento e falou da importância da ação e revelou que amanhã (12) deverá ocorrer uma reunião dos dirigentes da empresa chinesa com o governador João Azevêdo (PSB).
“É um projeto de vulto, no caso do porto pensado há várias décadas. Como ele [Egberto] falou no governo de José Maranhão e agora esperamos que este grupo Chinês que também tem um histórico positivo de investimentos em todo mundo, possa levar a cabo este projeto. Inclusive tem uma audiência marcada amanhã com o governador João Azevêdo, às 11h, onde será detalhado esse projeto”, explicou o secretário.
*até o fechamento da matéria não tinha ocorrido a divulgação das imagens do projeto do porto.
| Veja imagens do projeto divulgadas hoje, pela Prefeitura de Mataraca: