A cantora Marisa Monte volta ao cenário musical com dois novos álbuns que foram lançados na sexta (10) simultaneamente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal.
Trata-se de sua aposta mais arriscada em 18 anos de carreira e uma demonstração de que inspiração não se esgotou, apesar de ter ficado seis anos longe dos palcos e sem gravar desde 2002, quando integrou os “Tribalistas” com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.
Sobre os CDs “Universo ao meu redor” e “Infinito Particular”, a cantora disse que apesar do lançamento conjunto, os álbuns surgem como dois projetos totalmente independentes.
“Para mim, são de fato como dois gêmeos diferentes”, frisou.
“Universo ao meu redor” expõe a vocação pesquisadora de Marisa Monte sobre o que há de mais tradicional na música carioca.
“Infinito particular” trás uma série de criações pop intimistas que tinham ficado pelo caminho ou, simplesmente, à espera do momento ideal para serem gravadas.
Embora “Universo ao meu redor” tenha a influência do samba, Marisa Monte insiste que “é um disco que fala da atmosfera do samba, mas não é de samba”.
A cantora diz que para conceber “Universo ao meu redor”, buscou repertórios antigos e inéditos no mesmo ambiente em que nasce o samba: o das pessoas humildes que jamais estudaram música, trabalhavam em outras profissões e compunham “para cantar à vida”.
Na seleção, há canções compostas em 1944, 1950 e 1969 que se unem a inspirações de Marisa Monte em parcerias com Carlinhos Brown, Cézar Mendes e até David Byrne.
Já “Infinito particular” imprime uma marca mais pop e sem dúvida é o mais pessoal dos sete álbuns que Marisa Monte gravou em sua carreira.
“Parte do material vem de anos atrás. Tudo é inédito, um repertório que não tinha sido gravado antes”, disse.
Nos dois CDs, a contribuição dos parceiros Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes volta a ser evidente na maioria das canções.
O lançamento dos novos trabalhos em sete países da América Latina e Europa constitui a segunda fase de uma agitada temporada que para Marisa Monte começou com o ensaio do show para sua turnê.
Depois de percorrer os principais palcos do Brasil, entre maio próximo e os primeiros dias de junho, a cantora viajará a Portugal, primeira parada de sua excursão européia que deverá percorrer 12 cidades entre 5 de setembro e 15 de outubro.
Marisa Monte estará em Madri em 13 e 14 de setembro, e em Barcelona nos dias 16 e 17. Além de Porto e Lisboa, também se apresentará em Berlim, Amsterdã, Londres, Roma, Florença, Milão, Paris e Viena.
“Quem gosta de mim, apreciará os dois álbuns”, disse a cantora, que controla todos os detalhes de seu trabalho, desde a composição, seleção e gravação das canções até a escolha de títulos, cores e fotografias da capa e da publicidade de seus discos.
Agência EFE
Marisa Monte reaparece com dois álbuns em sete países
"Universo ao meu redor" e "Infinito particular" , que foram lançado simultaneamente em sete países, prova que a inspiração da cantora não se esgotou
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba