Paraíba

Mais de 70% das compras de Natal serão feitas a prazo, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP) em parceria com o Sebrae, revelou […]

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP) em parceria com o Sebrae, revelou as expectativas dos consumidores para as compras no período natalino. A pesquisa tem como objetivo traçar as características do pessoense na hora da compra, além de identificar o destino do décimo terceiro salário.

Foram entrevistadas 445 pessoas nos grandes shoppings da cidade e em pontos de concentração de compras, como o Centro de João Pessoa. 58,65% dos entrevistados, são do sexo feminino e, 41,35%, do sexo masculino. Do total, 77,98% têm intenção de presentear.

Sobre o destino do décimo terceiro salário, a maioria das respostas (50,29%) indica que será destinado para o pagamento de dívidas contraídas anteriormente. Os gastos com compras (39,02%) vêm em seguida. O percentual de 23,70% dos entrevistados disse que vão depositar o décimo terceiro na poupança. Para férias e passeios, 10,12%. E apenas 1,73% dos entrevistados farão investimento.

Alguns consumidores disseram que se um bom desconto for oferecido, eles preferem usar o décimo terceiro para comprar. Porém, a forma de pagamento que deve liderar nas compras natalinas será a venda à prazo (70,45%). Por outro lado, 44,19% pretendem comprar á vista.

Sobre o estado civil, 45,39% dos entrevistados são casados; 39,55% solteiros; 9,21% divorciados; 4,49% são viúvos e 1,36% não sabem/não responderam. A renda mensal predominante é de quem recebe de R$351,00 até R$ 900,00, o que representa 35,96% dos entrevistados.

Quanto á faixa etária, 23,15% corresponde a jovens de 18 a 25 anos, em seguida, 22,92% dos entrevistados têm entre 46 e 59 anos.

A pesquisa revelou que 59,94% pretendem comprar roupas para presentear. Os brinquedos vêm em seguida, com 20,75% da preferência. Outros itens foram citados pelos entrevistados como: calçados (14,99%); pequenos presentes (12,97%); eletroeletrônico (10,09%); perfumes (9,80%); jóias e bijuterias (3,17%); celular (3,17%) e móveis e decorações (2,88%).

A pesquisa mostrou um consumidor exigente. A qualidade é fator determinante na hora da compra para 73,48% dos entrevistados. Seguido do preço (59,85%); promoções e brindes (28,28%) e prazo de pagamento (23,74%).

Por fim, quando perguntados sobre a expectativa das condições nos próximos doze meses, a pesquisa mostrou um consumidor confiante. O total de 46,07% dos entrevistados acredita que estarão em melhores condições financeiras, enquanto 16,63% disseram que a situação deve está pior. 

Valéria Sinésio
ClickPB

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