Mais de 200 mil pessoas acompanharam a Procissão de Nossa Senhora da Penha, a estimativa é da Polícia Militar. Durante mais de oito horas, os fiéis percorreram os 14 quilômetros do trajeto da procissão, que começou na Igreja de Lourdes, em Jaguaribe, e foi até o largo da Penha, no litoral da Capital, onde o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, celebrou missa solene.
Este é o 243º ano da Romaria da Penha, uma das mais tradicionais expressões de fé dos moradores católicos de João Pessoa. Durante o percurso, os fiéis entoavam cânticos de louvores a Santa e fizeram algumas paradas em pontos estratégicos da caminhada para rezar.
O cortejo chegou ao Santuário da Penha por volta das 5 horas da manhã. Ontem (25) á noite, o prefeito Ricardo Coutinho inaugurou as obras de ampliação e recuperação do Santuário. A parte religiosa da Festa de Nossa Senhora da Penha foi encerrada com missa e louvores à Santa na capela do Santuário onde os romeiros fizeram suas homenagens.
Já a parte profana da Festa começou por volta das 10 horas da manhã deste domingo (26) com a apresentação de GenGen, artista paraibano que tocou músicas do seu disco Samba, Sol e Mar cujas letras falam de natureza e de sentimentos, a exemplo de Sereia, Flor da Laranjeira e Acordes na Madrugada.
Em seguida, encerrando o evento, houve a apresentação do grupo de percussão da Emlur, o Baticumlata, formado por funcionários da autarquia, que fabricam os instrumentos, reciclando materiais como plástico e metal, e conseguem produzir um som de qualidade.
Redação ClickPB