A professora Terezinha Domiciano, que conquistou o primeiro lugar na escolha dos alunos e professores na disputa pela reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi nomeada pelo governo do presidente Lula (PT) como nova reitora da maior instituição de ensino superior paraibana.
Como observou o ClickPB, a nomeação de Terezinha consta na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial da União (DOU). Terezinha Domiciano e a professora Mônica Nóbrega, reitora e vice-reitora, assumem a administração da maior instituição de ensino superior da Paraíba de 2024 até 2028.
RELEMBRE: Terezinha Domiciano vence com 67,95% dos votos e Valdiney fica na lanterna com apenas 6,67%
Terezinha Domiciano e sua vice, Mônica Nóbrega, foram as mais votadas na consulta prévia para escolha do novo reitor da UFPB, realizada em abril deste ano. A eleição interna foi realizada nos quatro campi da instituição e chapa das professoras Terezinha (reitora) e Mõnica Nóbrega (vice-reitora) obteve 67,95% dos votos.
A chapa dois, encabeçada pelo professor Lucídio dos Anjos Formiga Cabral foi a segunda mais votada e obteve 25,37% dos votos. Em terceiro lugar, ficou a chapa três, liderada pelo atual reitor da UFPB, Valdiney Gouveia e a professora Rita de Cássia Pereira com 6,67%.
Após a eleição por parte dos alunos e servidores na consulta prévia, Terezinha e Mônica também foram as mais votadas no chamado ‘Conselhão’, composto por membros do Conselho Superior Universitário (Consuni), do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consep) e do Conselho Curador da UFPB.
Quem são Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega?
Terezinha Domiciano é professora titular do departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) no Campus III em Bananeiras. A professora Terezinha atuou como vice-diretora e diretora do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), por dois mandatos.
Ela também exerceu funções administrativas de Chefe de Departamento e laboratório, assessoria de pesquisa, e coordenou projetos institucionais como o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o CCHSA.
Mônica Nóbrega é professora associada da UFPB e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise lacaniana, lingüística saussuriana, produção de sentidos, discurso e linguística saussuriana. Nóbrega atuou como diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa, por 10 anos.
Chapa mais votada em 2020
Na consulta prévia da UFPB em 2020, venceram a consulta on-line da federal paraibana com soma ponderada e normalizada de 964,518.
No entanto, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro acabou escolhendo a chapa composta por Valdiney Veloso (Reitor) e Liana Filgueira (vice-reitora) que ficou na terceira colocação no pleito. É atribuição do presidente da república escolher o novo gestor indicado pelas comunidades acadêmica na lista tríplice.
| Veja detalhes da nomeação de Terezinha Domiciano, pelo Governo Lula: