Poluição

Leito do Rio Gramame é tomado por resíduos de papelão; empresa é notificada para fazer limpeza

Uma fiscalização feita pelo Ibama e Sudema constatou o despejo de resíduos sólidos derivados de papelão proveniente da empresa Compel nas águas do rio.

Leito do Rio Gramame é tomado por resíduos de papelão; empresa é notificada para fazer limpeza

O Rio Gramame faz parte da bacia responsável pelo abastecimento de 70% da Grande João Pessoa — Foto:Reprodução

Um trecho de pelo menos 400 metros do Rio Gramame, entre as cidades de João Pessoa e Conde, no Litoral da Paraíba, ficou completamente poluído nesta segunda-feira (16). Uma fiscalização feita pelo Ibama e Sudema constatou o despejo de resíduos sólidos derivados de papelão proveniente da empresa Conpel nas águas do rio.

De acordo com Geandro Guerreiro, chefe de divisão técnico-ambiental do Ibama na Paraíba, em entrevista ao ClickPB, “a suspeita é que houve uma falha no sistema de tratamento e houve esse descarte em grande volume”.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) notificou a empresa para começar a recolher o material despejado ainda nesta terça-feira (17).

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) também esteve no local. Alisson Cavalcanti, chefe de fiscalização da Semam, explicou ao ClickPB que recebeu a imagem de alguns moradores da região e foram averiguar. “Quando chegamos no local o pessoal da Defesa Civil nos informou que dentro da fábrica já se encontravam equipes do Ibama e Sudema fazendo vistorias necessárias para identificar o que causou o problema”.

O Rio Gramame faz parte da bacia responsável pelo abastecimento de 70% da Grande João Pessoa. Por este motivo, é um dos principais rios da Paraíba.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Marcelo Queiroga defende anistia para “pessoas que foram injustamente punidas” nos atos de 8 de janeiro

2

Paraíba

Marcelo Queiroga prevê eleição de Bolsonaro em 2026: “gestão Lula está derretendo, é um fracasso absoluto”

3

Paraíba

Cícero Lucena agradece números de pesquisa: “aumenta a minha responsabilidade e o meu compromisso”

4

Paraíba

Marcelo Queiroga afirma que PL pretende lançar candidatura ao Governo da Paraíba em 2026: “nosso caminho é o Poder Executivo”

5

Paraíba

Manoel Ludgério retorna à Assembleia Legislativa e critica colegas de bancada: “não sou covarde por conveniência”