
João Pessoa. (foto: Joaquim Neto/Acervo Pessoal)
João Pessoa foi considerada a cidade do nordeste brasileiro com maior percentual de habitantes residindo em apartamentos, de acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elaborado em 2022. De acordo com dados do IBGE, 37,48% da população que reside em João Pessoa vive em apartamentos, ou seja, mais de 300 mil pessoas.
Conforme apurou o ClickPB, o posicionamento da capital paraibana foi um dos destaques de matéria do Jornal O Globo publicada na última semana.
No ranking geral – liderado por Santos (SP) e Balneário Camboriú (SC) – a capital surge na 15ª colocação, proporcionalmente a frente do município do Rio de Janeiro, por exemplo. A ‘cidade maravilhosa’ aparece na 16ª posição, com 36,03% da população residindo em prédios.
O conteúdo d’O Globo destaca que segundo os dados do IBGE, divulgados na última sexta-feira (23), “o aumento de moradores em apartamentos é uma tendência que tem atravessado o país nas últimas duas décadas e faz parte de um fenômeno global”.
Segundo o Censo 2022, 12,5% da população brasileira residia em apartamentos, sendo que em 2010 o percentual era de 8,46%. Conforme o último censo, a população do Brasil é de 203.080.756 habitantes. Já a população de João Pessoa é de 833.932 pessoas.
| Leia mais sobre o Censo 2022:
- Lixo doméstico é queimado por 565,5 mil paraibanos, mostra Censo do IBGE; 58,5 mil jogam resíduos em terrenos baldios
- Moradores de Alcantil, Algodão de Jandaíra, Santa Cecília, Sossêgo e Tenório não têm acesso à rede geral de água na Paraíba, mostra IBGE
- Paraíba tem mais igrejas do que escolas e estabelecimentos de saúde juntos, mostra levantamento do IBGE
- Saiba quais são os municípios da Paraíba que mais ganharam e os que mais perderam habitantes
- João Pessoa, Campina Grande e Alhandra são os municípios com os maiores PIBs da Paraíba; confira top 10
- Parari, Coxixola e Areia de Baraúnas são os municípios com menor PIB da Paraíba, revela IBGE; confira os dez mais pobres
- PIB da Região Metropolitana de João Pessoa equivale a quase 50% da riqueza da Paraíba, revela levantamento