Ação

João Pessoa participa de mutirão de descarte de lixo eletroeletrônico; confira pontos de descarte

Conforme apurou o ClickPB, o movimento foi criado pela startup Circulare e acontece em João Pessoa em parceria com a Ecobras e terá três pontos de descarte em diversos locais da capital.

João Pessoa participa de mutirão de descarte de lixo eletroeletrônico; confira pontos de descarte

O Dia Mundial do Lixo Eletrônico foi estabelecido em 2018 pelo WEEE Forum, uma instituição europeia, sem fins lucrativos e que é o maior centro multinacional de competência do mundo em gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. — Foto:Reprodução

João Pessoa se reúne neste sábado (14) a mais outras 11 cidades do país para um mutirão nacional de descarte de lixo eletroeletrônico. Conforme apurou o ClickPB, o movimento foi criado pela startup Circulare e acontece em João Pessoa em parceria com a Ecobras e terá três pontos de descarte em diversos locais da capital. 

Eles estarão localizados no Largo da Gameleira (ao lado do antigo Bahamas), Praça da Paz (Bancários) e na loja Ferreira Costa (estrada de Cabedelo), com entrega de brindes para quem participar da campanha. O objetivo da ação nacional é promover a conscientização sobre a importância do descarte correto de eletroeletrônicos quebrados ou fora de uso, para evitar a contaminação do meio ambiente e principalmente, promover a economia circular.

“Somos um ecossistema e temos um compromisso com o planeta, queremos que esses equipamentos sejam reciclados de forma correta e essa matéria-prima possa ser reaproveitada, além disso, gerar renda para os recicladores, ajudar as empresas fabricantes na logística reversa e ainda salvar o meio ambiente”, diz Livia Gerente de Marketing da Circulare, startup responsável pelo mutirão.

Na lista dos itens que podem ser descartados estão todos os que possuem algum tipo de eletroeletrônico, como brinquedos, computadores e celulares sem uso, eletrodomésticos. “Tudo o que tem uso de pilha ou precisa de energia para funcionar está nesta lista”, diz Lívia.

Estima-se que no Brasil, por ano, são produzidas cerca de 2,1 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos eletrônicos, ou seja, tudo que precisa de energia para funcionar e que são descartados porque estão obsoletos ou quebrados. 

Nessa lista estão desde computadores, aparelhos celulares, tablets, televisores, pilhas, motores, travas eletrônicas, até difusores eletrônicos, base elétrica de inseticidas e muito mais.  A má notícia é que menos de 3% desse material é reciclado, segundo o relatório The Global E-Waste Monitor de 2020.

As consequências desse baixo índice de reciclagem são desastrosas, tanto para o meio ambiente, que pode ser contaminado quando o descarte é feito em lixo comum, quanto para a economia, que deixa de circular.  De um único aparelho é possível retirar plástico, vidro, cobre, metais preciosos (ouro e prata), papel e muitos outros materiais que voltam para a cadeia produtiva para a fabricação de novos produtos.

Sobre a circulare

A Circulare é um ecossistema com o propósito de tornar o mundo 100% circular, por meio de um movimento que constrói redes e conecta empresas, recicladores e consumidores para garantir a Economia Circular dos Resíduos Eletroeletrônicos.  A Plataforma Circulare possui parceria com 19 recicladores localizados em 10 estados brasileiros e através da tecnologia, digitaliza a gestão das operações e garante a rastreabilidade dos resíduos processados em toda a cadeia logística. 

A partir desta rede com capilaridade nacional, a Circulare oferece Programas individuais de Logística Reversa para Fabricantes e Importadores de produtos eletrônicos, garantindo a conformidade ambiental.

Sobre o dia do lixo eletrônico

O Dia Mundial do Lixo Eletrônico foi estabelecido em 2018 pelo WEEE Forum, uma instituição europeia, sem fins lucrativos e que é o maior centro multinacional de competência do mundo em gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.  O objetivo dessa data é conscientizar o cidadão sobre a importância de remover de suas casas os equipamentos quebrados ou sem uso e fazer o correto descarte em pontos de entrega para serem reciclados, estimulando a economia circular.

As cidades que vão acontecer o evento são Joinville (SC), São Paulo (SP), Santo André (SP), Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Uberlândia (MG), Ceilândia (DF) e São José dos Campos (SP), em parceria com recicladores locais.  

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

‘Carreta do transformador’ segue trajeto na BR-230 para Soledade; confira desvio

2

Paraíba

Semáforos apresentam problemas durante manhã de chuvas em Jaguaribe

3

Paraíba

Caminhão com carga de maconha tomba e motorista é preso no Sertão da Paraíba

4

Paraíba

Caos no trânsito: após madrugada de chuvas, árvore cai na Avenida Epitácio Pessoa

5

Paraíba

Defesa Civil diz que acumulado de chuvas ultrapassa 80 milímetros e alerta que intensidade deve aumentar nas próximas horas