Valorização

IPHAEP aprova tombamento do prédio do Clube Cabo Branco, em João Pessoa

O tombamento da sede social do Clube é justificada pela arquitetura inovadora para os anos 50 e pela importância do local.

IPHAEP aprova tombamento do prédio do Clube Cabo Branco, em João Pessoa

O clube carrega uma história extensa e faz parte da vida de milhares de moradores da cidade — Foto:Site RSSSF

O reconhecimento de imóveis como patrimônio histórico garante acesso às linhas de crédito e os projetos de reformas. Acabou de ser aprovado por unanimidade pelo Conselho de Proteção dos Bens Históricos e Culturais o tombamento do conjunto arquitetônico do Clube Cabo, em João Pessoa.

A inclusão da sede social do Clube Cabo Branco é justificada pela importância da arquitetura inovadora para os anos 50 e o significado que a agremiação teve para a cultura e sociedade paraibana das décadas que se seguiram.

O tombamento foi solicitado ao Conselho Municipal pela própria  diretoria do Cabo Branco e em 2018 o processo começou a ser estudado aqui no IPHAEP, mas só agora o caso foi definido.

Completando 107 anos em dezembro, o clube carrega uma história extensa e faz parte da vida de milhares de moradores que residiram ou residem em João Pessoa. Fundado em 1915, o Esporte Clube Cabo Branco é considerado um dos maiores e principais palcos do esporte paraibano. 

O Clube se destacou com o futebol, que lhe rendeu notoriedade e títulos. O Clube passou a ser considerado um grande celeiro que recebeu grandes atletas e formou outros, como o nadador Kaio Márcio, o campeão mundial de futsal Mazureik, Rabicó que jogou no Barcelona, Fininho da seleção brasileira, Matheus Cunha que atua na seleção brasileira.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Perfil internacional sobre viagens lista João Pessoa como o destino mais popular do mundo para 2025

2

Paraíba

Setai Grupo GP anuncia Álvaro Garnero como novo embaixador da marca

3

Paraíba

Prefeitura de Bernardino Batista gasta R$ 260 mil com duas atrações para Festa do Caju

4

Paraíba

Dra. Paula diz que orientação do PP é continuar apoiando Galdino e alfineta deputados que podem mudar voto

5

Paraíba

Obras paralisadas: DNIT esbarra em falta de dinheiro e não poderá mais emitir novos empenhos