Quem passa por trechos das avenidas Duarte da Silveira (Beira-Rio), Getúlio Vargas e Parque Solón de Lucena, na região central de João Pessoa tem se encantado com a florescimento dos ipês amarelos nos últimos dias. Como observou o ClickPB, na região, segundo a Prefeitura Municipal, há mais cerca de 90 árvores do tipo.
Desde o mês passado, alguns ipês começaram a florir na área central, chamando atenção de populares. Porém, nas últimas semanas o grande número de florescimentos tem sido o grande destaque.
Segundo a prefeitura da capital, a floração quase simultânea percebida este ano é fruto de um trabalho realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A informação foi detalhada ao ClickPB pelo secretário Welinson Oliveira.
“Temos um compromisso com a qualidade de vida da população de João Pessoa. E isso inclui o cuidado com as áreas verdes da cidade, tanto na preservação quanto na recuperação, com a criação dos parques urbanos, por exemplo, que estão proporcionando mais espaços de lazer. E cuidamos sim com muito amor do nosso patrimônio ambiental, no caso os ipês amarelos, que já são uma característica da paisagem de João Pessoa”, destacou.
Onde observar a floração dos ipês no centro de João Pessoa?
Ela pode ser observada em pontos como:
- Parque da Lagoa próximo ao Liceu e ao prédio da Previdência Social;
- Avenida Getúlio Vargas;
- Avenida Duarte da Silveira (Beira-rio);
Quanto tempo dura a floração de um ipê?
Segundo a Semam, a duração da floração dos ipês é entre dez e vinte dias. Ela varia conforme as condições do ambiente, como temperatura, umidade, etc.
Na capital, são 1.400 árvores do tipo localizadas em áreas públicas como praças, parques urbanos, calçadas, jardins públicos e privados, canteiros centrais de ruas e avenidas.