Um relatório produzido pela Gerència Executiva dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Gedh-Sedh/PB), por meio de visitas nos lotes invadidos no Polo Turístico do Cabo Branco, em Jacarapé, revelou que algumas das pessoas que invadiram a região pretendiam construir pousadas no local. Conforme apurou o ClickPB, a informação foi detalhada em relato de um dos entrevistados pela gerência.
Segundo o governo, foi feita uma visita in loco para viabilizar um diagnóstico social da ocupação da área e da situação das pessoas que habitam a localidade. Na ocasião, foram identificadas algumas casas e um terreno nas quais, segundo o relato de entrevistados, a maioria das pessoas apenas trabalha no local e mora em outra região, o que sugere se tratar de residências de segunda moradia.
Ainda de acordo com o relatório, 15 casas possuem padrão mediano e dentre os que as construíram estão dois servidores públicos federais. De todos os invasores, a equipe da Sedh encontrou apenas uma família em situação de vulnerabilidade e risco social, a qual receberá toda assistência do Governo do Estado.
Segundo o governo, o Polo Cabo Branco é o primeiro Distrito Turístico criado por lei do Brasil. A expectativa é expandir a imagem da Paraíba no âmbito nacional e internacional, com uma carteira de projetos que totaliza investimentos de aproximadamente R$ 3 bilhões, 15 mil leitos e potencial de gerar quase 40 mil empregos, entre diretos e indiretos, em todas as suas etapas de construção e operação.