O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) suspendeu 8.422 benefícios de aposentados e pensionistas na Paraíba, durante o período de outubro de 2005 até janeiro de 2007. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, foram convocadas 408 mil pessoas que possuem o benefício para atualização do banco de dados.
No mês de janeiro, foram convocados 35 mil aposentados e pensionistas que têm o beneficio com final zero. Eles terão o prazo de 60 dias para realizar a atualização, a qual pode ser feita na agência bancária onde recebe o pagamento mensal.
Após esse período, o INSS ainda dá um novo prazo de mais 30 dias para o beneficiário, que se não fizer, terá o pagamento suspenso até que regularize a situação. Se mesmo assim, o aposentado ou o pensionista não efetuar o cadastro, o mesmo terá o benefício cancelado.
Desde o primeiro mês de convocação, foram cancelados 1.052 benefícios na Paraíba. Nesse caso, segundo a assessoria, é necessário recorrer judicialmente para ter o benefício desbloqueado. Na Justiça, é preciso justificar porque não atendeu o chamado do órgão.
Porém, em caso de suspensão, basta o beneficiário comparecer ao banco, preencher o formulário (apresentando RG, CPF, comprovante de residência e se possível, o NIT – Número de Identificação do Trabalho – que pode ser a carteira de trabalho ou o PIS). O benefício será liberado no prazo mínimo de três dias e máximo de 13.
O censo tem o objetivo de organizar o cadastro dos aposentados e pensionistas, além de identificar o perfil e detectar possíveis irregularidades.
Valéria Sinésio
ClickPB