O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, renovou na manhã de hoje (15) o alerta laranja de acumulado de chuva para João Pessoa. O alerta laranja significa perigo e por isso, a Defesa Civil de João Pessoa está de prontidão.
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Jailton Gomes, contou que nas últimas 12 foram registrados mais de 30mm de chuva. Até o momento nenhuma ocorrência foi registrada.
“A Defesa Civil continua de prontidão durante todo o final de semana. Se a população identificar qualquer situação de risco entre em contato pelo telefone 199, pelo Whatsapp 98831-6885 ou pelo Aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.
O aviso de chuva do Inmet é válido até amanhã e informa chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com áreas de risco.
A orientação das autoridades é evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Áreas afetadas pelo alerta de chuva
O alerta abrange a área Metropolitana de Recife, Mata Pernambucana, Mata Paraibana, Agreste Paraibano, Leste Potiguar, Agreste Pernambucano, Agreste Potiguar, Leste Alagoano.
Veja a lista das cidades afetadas na Paraíba:
- Alhandra
- Araçagi
- Baía da Traição
- Bayeux
- Belém
- Caaporã
- Cabedelo
- Caiçara
- Caldas Brandão
- Capim
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- Cuité de Mamanguape
- Curral de Cima
- Duas Estradas
- Guarabira
- Gurinhém
- Itabaiana
- Itapororoca
- Jacaraú
- João Pessoa
- Juripiranga
- Lagoa de Dentro
- Logradouro
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mari
- Mataraca
- Mogeiro
- Mulungu
- Natuba
- Pedras de Fogo
- Pedro Régis
- Pilar
- Pirpirituba
- Pitimbu
- Riachão do Poço
- Rio Tinto
- Salgado de São Félix
- Santa Rita
- São José dos Ramos
- São Miguel de Taipu
- Sapé
- Serra da Raiz
- Sertãozinho
- Sobrado