O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) identificou deflação no país em agosto. O dado foi divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (10), o economista Ewerton Oliveira, disse que os números são influenciados devido a redução no preço da energia elétrica e dos alimentos.
“Uma grande surpresa essa queda de presos. Isso é fundamental para a política do Banco Central. Isso foi puxado pela queda no valor da taxa de energia e de alguns alimentos”, disse como acompanhou o ClickPB. Essa foi a primeira vez que o indicador teve deflação desde junho de 2023 (-0,08%). A queda de preços foi de 0,02% em agosto deste ano.
O IPCA havia registrado taxas de inflação de 0,38% em julho deste ano e de 0,23% em agosto do ano passado. Com o resultado, o IPCA acumula taxa de 2,85% no ano. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 4,24%, abaixo do teto da meta estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,5%.
Redação