Até amanhã, dia 28, Monteiro sedia a III Feira de Agronegócios do Semi-Árido Nordestino. Instalado no Parque de Exposições João Feitosa Ventura, o evento já recebeu cerca de 10 mil visitantes, entre produtores rurais, técnicos e turistas que encontram na Feira uma vasta programação: exposição de produtos e serviços agropecuários, palestras, torneios, atrações culturais e até um festival gastronômico que valoriza a carne caprina e a palma em pratos regionais.
Numa realização do Sebrae e da prefeitura municipal, em parceria com o governo do Estado, instituições financeiras, de ensino e pesquisa e não-governamentais, a III Feira de Agronegócios tem como eixo principal a caprinovinocultura, atividade mais praticada na região. Geradora de emprego e renda para mais de 2 mil pequenos criadores, o Cariri detém uma produção leiteira de 12 mil litros/dia.
“Há cinco anos, Monteiro tinha apenas uma exposição de animais municipal. Hoje é um pólo regional para o desenvolvimento do agronegócio do Nordeste, sendo modelo de desenvolvimento sustentável não só com a prática da caprinocultura, mas com o resgate do artesanato e o estímulo à apicultura, que desponta como mais uma potencialidade da região”, afirmou o superintendente do Sebrae/PB, Carlos Batinga.
A programação da Feira conta com várias palestras voltadas para capacitar o produtor rural, disseminando técnicas de produção com qualidade, controle sanitário dos animais, manejo na apicultura, entre outras. A palma forrageira, abundante na região, é aproveitada na alimentação. O culinarista Josimar Aurélio foi contratado para capacitar os proprietários de pequenos restaurantes para servirem pratos à base de carne caprina, a exemplo do acarabode, uma versão do acarajé com recheio de carne de bode.
As instituições de crédito BNB e Banco do Brasil esperam disponibilizar até domingo recursos da ordem de R$ 1,2 milhão (Pronaf B e C) para aquisição de caprinos, ovinos e bovinos, além de melhorias das propriedades rurais. “Estamos praticando o crédito orientado, ou seja, o produtor só tem acesso ao financiamento se passar pelo processo de capacitação que está sendo realizado durante o evento, para que ele tenha mais chances de aplicar com segurança o recurso adquirido”, explica o gerente geral da Agência do BNB em Sumé, Flauberto Pessoa.
Laboratórios móveis demonstram exames clínicos e o processo de inseminação artificial que auxilia na melhoria genética dos rebanhos. Neste domingo, ainda haverá o julgamento e premiação de cabras e vacas que participam de um torneio leiteiro, promovido pelo Centro de Desenvolvimento Integrado da Ovinocaprinocultura (CENDOV).
Lançamento – Na ocasião da abertura oficial do evento, o Sebrae lançou o livro “Pacto Novo Cariri”, sobre o programa de desenvolvimento regional sustentável que desde 2001 vem sendo desenvolvido na região. Capitaneado pelo próprio Sebrae, o Pacto Novo Cariri é um compromisso firmado entre instituições governamentais e da sociedade civil organizada para promover o crescimento da região.
III Feira de Agronegócios movimenta o Cariri
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba