Apesar de ser proibida pelo Estatuto do Idoso, a exigência da presença de acompanhante para o idoso que necessita ser internado ainda continua sendo imposta pelos hospitais de João Pessoa. Com o objetivo de impedir essa prática, a Curadoria do Cidadão realizou uma audiência pública com vários segmentos nesta quarta-feira (22).
Na ocasião foi constituído um grupo de trabalho para apresentar no prazo de dez dias, o modelo de cartão que será adotado por todos os asilos e entidades que trabalham com idosos.
Segundo o curador do Cidadão, Valberto Lira, haverá um acompanhamento para impedir tal exigência. “Temos denúncias que apontam pessoas de plantão em hospitais se oferecendo para acompanhar os idosos que estão sozinhos”, declarou. “Em troca do serviço, essas pessoas cobram uma taxa”, completou.
O Cartão de Identificação do Idoso será adotado por todas as instituições de longa permanência e entregue aos profissionais de saúde responsáveis pelo transporte pré-hospitalar do idoso institucionalizado. O modelo que será apresentado no prazo de dez dias será analisado e confeccionado posteriormente.
Valéria Sinésio
ClickPB