Uma passageira alemã de 61 anos em estado grave, devido a complicações de uma infecção pulmonar, quando estava no navio de cruzeiro Aidamar, nas Ilhas Canárias foi resgatada por helicóptero da Força Aérea e Espacial da Espanha, junto com equipe do Centro de Coordenação de Resgate Aeronáutico (ARCC).
O navio estava a mais de 600 km a sudoeste da ilha de El Hierro, no limite do alcance operacional do helicóptero. Assim, foi também acionada uma aeronave D.4 (VIGMA, vigilância marítima) do mesmo Esquadrão, que forneceu aos pilotos do helicóptero informações sobre os ventos em altitude, com o objetivo de otimizar o seu voo, minimizar o consumo de combustível e maximizar a velocidade.
Após o pedido de resgate foi acionado um helicóptero HD.21 Super Puma do Esquadrão 802, pertencente à Ala 46 da base aérea de Gando. A aeronave foi usada para resgatar, por içamento.
A aeronave entrou em contato previamente com o navio de cruzeiro para facilitar a manobra do helicóptero. Uma vez fora da cobertura de rádio, a capacidade de comunicações via satélite (SATCOM) permitiu manter o contato entre os meios aéreos SAR envolvidos e o ARCC Canarias e, desta forma, a coordenação pôde ser realizada em tempo real. O navio também recebeu as instruções exigidas pelo helicóptero sobre o curso e a velocidade que deveria manter durante a manobra para facilitar a operação de içamento da passageira.
Dada a gravidade do estado da passageira, a manobra de içamento foi iniciada com o abaixamento do enfermeiro militar da tripulação até o navio de cruzeiro, a fim de realizar o traslado com mais segurança e obter em primeira mão os dados que o médico do navio forneceu para o traslado da paciente. Para manter a mulher resgatada em condição estável, o enfermeiro militar teve que usar bomba de infusão e oxigênio.
Com a paciente a bordo, o helicóptero seguiu para o Aeroporto de Tenerife Sul, onde ela foi transferida para uma ambulância do Serviço de Emergência das Ilhas Canárias, que a levou para o Hospital Quirón, em Santa Cruz de Tenerife, onde foi internada.
*Com informações Aeroin*