Saúde

HULW disponibiliza mutirão com 235 exames de mamografia e diagnóstico do câncer de mama; confira

O mutirão acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro e é necessário que as pacientes sejam reguladas pelo gestor municipal, ou seja, não haverá demanda espontânea.

Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer vai realizar de 2 mil mamografias durante Outubro Rosa em João Pessoa

Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer vai realizar de 2 mil mamografias durante Outubro Rosa em João Pessoa

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) promove a campanha “Outubro Rosa – Um toque que pode mudar sua vida”. A iniciativa disponibiliza 235 vagas, entre consultas e mamografias, sendo 135 para pacientes encaminhadas por meio da Central de Regulação do Município de João Pessoa e 100 marcações para funcionárias do Lauro Wanderley. A finalidade é contemplar usuárias, mas também as colaboradoras no sentido de ampliar o acesso aos meios de diagnóstico e tratamento da doença.  

O mutirão acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro e é necessário que as pacientes sejam reguladas pelo gestor municipal, ou seja, não haverá demanda espontânea. As vagas serão para o público da campanha Outubro Rosa. “As usuárias vêm encaminhadas pelos PSFs passam pela consulta, fazem a mamografia e terão acesso ao retorno, a depender do resultado do exame. Também serão ofertadas ultrassonografias para os casos indicados”, disse Hemmily Nóbrega, enfermeira do Ambulatório de Ginecologia e Mastologia. No caso das colaboradoras, os agendamentos serão no próprio ambulatório. 

A abertura da campanha “Outubro Rosa – Um toque que pode mudar sua vida” acontece dia 24, com atividades no auditório Lindbergh Farias a partir das 8h. As palestras seguem até 27 de outubro e serão realizadas ainda no hall do Ambulatório de Ginecologia e Mastologia, enquanto as pacientes aguardam atendimento, e devem ter também como alvo as profissionais, professoras e estudantes com práticas no HULW.  

De acordo com a chefe da Unidade de Saúde da Mulher, Renata Gadelha, haverá as consultas com mastologista em conjunto com a mamografia para mulheres com mais de 40 anos, além da ultrassonografia mamária quando necessário. “Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção do câncer de mama já que, nos estágios iniciais, a doença não apresenta sintomas. Toda a equipe de mastologistas do HULW participará da ação realizando palestras educativas e ações de ensino, bem como consultas especializadas, cirurgias mamárias, mamografias e ultrassonografias”, destacou. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, com exceção do Norte do país, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres. Para o ano de 2022, foram estimados mais de 66 mil casos entre as brasileiras, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. 

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Para o ano de 2022, foram estimados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Dra. Paula diz que orientação do PP é continuar apoiando Galdino e alfineta deputados que podem mudar voto

2

Paraíba

Obras paralisadas: DNIT esbarra em falta de dinheiro e não poderá mais emitir novos empenhos

3

Paraíba

Vitor Hugo defende ações da polícia e transfere responsabilidade para vereador suspeito de envolvimento com tráfico

4

Paraíba

Adriano Galdino diz que será eleito por unanimidade e que nova votação é “meramente protocolar”

5

Paraíba

João Azevêdo diz que novo pleito para Mesa da Assembleia não altera cenário político e Galdino deve ser eleito novamente