O Hospital Universitário Lauro Wanderley, localizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), deve iniciar em breve a ampliação do programa de transplante de órgãos e tecidos para coração e rins. No início do ano foram iniciados os transplantes de córnea, que se tornou o único hospital público do Estado a realizar transplantes de córnea. O HULW-UFPB é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde 2013.
“Somos referência em alta complexidade no Estado e, com a inclusão dos novos procedimentos, iremos ampliar para além do transplante de córnea, rins e coração. Ambos os programas já tramitam para liberação no Ministério da Saúde”, disse em entrevista ao programa Arapuan Verdade, o superintendente Marcelo Tissiani, como acompanhou o ClickPB, nesta segunda-feira (28).
Segundo dados da Central de Transplantes, 2022 fechou com uma fila de 256 pessoas aguardando uma córnea. Na Paraíba, a doação pode ser de órgãos (coração, fígado e rim) ou de tecidos (córneas), e ocorre apenas por meio da autorização da família. Os órgãos doados são destinados a pacientes que aguardam em uma lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), e coordenado pelo Ministério da Saúde.