Artistas de todos os naipes que integram a cultura da Paraíba e também de outros Estados brasileiros e que aguardam pelo Festival Nacional de Arte (Fenart) já podem ir reservando espaço em suas agendas. É que de 6 a 15 de setembro o evento volta a ser realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc). Este ano o evento ganha uma recomendação ainda mais especial. O secretário de Educação da Paraíba, Neroaldo Pontes, recomendou que fosse dada ênfase ainda maior a uma programação que contemple o fomento à cultura local e a educação – prioridades da política estadual do Governo.
Outra novidade anunciada é que o Fenart será realizado com 100% dos recursos captados junto a iniciativa privada e também por meio do incentivo fiscal através da Lei Federal Rouanet. O objetivo, explica Temístocles Cabral, presidente da Funesc, é atender a determinação de decreto do Governo Estadual no qual restringe a destinação de recursos à realização de eventos em todo o Estado. Segundo Cabral, deverá ser captado cerca de R$ 800 mil para a realização do Festival Nacional de Arte.
No sentido de fazer cumprir o que determina os planos traçados para a condução das políticas estaduais, o professor Neroaldo Pontes, durante reunião realizada na última segunda-feira (26), na sede da subsecretaria de Cultura do Estado, no Casarão dos Azulejos, no Centro, em João Pessoa, acordou com os demais membros do Conselho que a quinzena inicial de setembro será a melhor época para a realização do evento já configurado no calendário cultural do Estado. A reunião citada pontuou o primeiro encontro do ano do Conselho Estadual de Cultura.
De acordo com Temístocles Cabral, o mês de setembro foi escolhido de modo a possibilitar o desenvolvimento de uma planilha de atividades que prevê cronograma de ações anteriores ao festival referindo-se especificamente a captação de recursos; bem como planejamento das atividades que vão pontuar os dez dias de evento que este ano acontece em pleno período primaveril. "Temos, a contar de agora, sete meses para trabalharmos pelo Fenart. Entendemos que neste período onde contamos com um feriado nacional, 7 de setembro em que se comemora a independência do Brasil, nos deparamos com uma excelente oportunidade para atrairmos um número ainda maior de turistas vindos de todas as regiões do País. Para isso pretendemos desenvolver uma forte campanha de divulgação nas mais diversas mídias levando para todo o Brasil a informação sobre aquele que é um dos maiores eventos culturais do País especialmente por se tratar de um evento multifacetado ao congregar as múltiplas manifestações artísticas da cultura brasileira", frisou o presidente da Funesc.
Temístocles Cabral disse que ações no sentido de atrair empresas que queiram investir no Fenart já estão sendo tomadas. Uma prova disso é a empresa Zenitram que organiza a Multifeira de Negócios "Brasil Mostra Brasil", que já está para fechar sua participação entre as empresas apoiadoras a realização do Fenart deste ano devendo destinar à Funesc R$ 60 mil. O presidente da Funesc adiantou que já está agendada para os próximos 15 dias uma reunião com a empresa Montilla Nacional com a qual espera fechar importante cota de patrocínio em face o entendimento da referida empresa a relevância do projeto. Outras empresas também estão sendo contatadas bem como configura-se nos planos da Funesc manter as parcerias com antigos apoiadores do Festival, a exemplo das Lojas Maia, Banco Real e da concessionária da Chesf na Paraíba, a empresa Saelpa.
"Contamos nesse item com o apoio irrestrito da subsecretária de Cultura, Daniella Ribeiro, que está determinada a atuar à frente da captação de recursos para o Festival – posição firmada durante encontro do Conselho de Cultura", garantiu Temístocles. E acrescentou: "A hora agora é de arregaçar as mangas e cair em campo para conquistar parceiros da iniciativa privada que compreendam que investir em cultura é um somatório qualitativo às marcas de suas respectivas empresas, a exemplo do que grandes marcas de porte nacional e estrangeiro já vêm fazendo. Temos em nosso Estado empresas que vislumbram o poder de ganho agregado as suas marcas ao passo que andam lado a lado a projetos de relevância cultural. E o Fenart é um dos melhores produtos no âmbito de eventos culturais que a Paraíba dispõe", ressaltou Temístocles Cabral.
O presidente da Funesc lembra ainda que o Festival Nacional de Arte é um evento que congrega um público de perfis variados atraídos pela qualidade e diversidade da grade de programação cultural indo desde a música clássica aos ritmos mais modernos como o tecno; das mostras de arte visual ao expressionismo da linguagem contemporânea do teatro e dança; da sétima arte com enfoque na produção cinematográfica do Estado a pluralidade dos poetas e escritores paraibanos, entre outras manifestações da cultura brasileira dando enfoque especial, sobretudo, a cultura popular. O projeto inicial do evento deverá ser apresentado nesta quarta-feira (28) no salão azul do Espaço Cultural José Lins do Rego situado à rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, na Capital, durante reunião com diretores, coordenadores e assessores culturais que integram o quadro da Funesc.
E é com base nesse perfil amplo de público que marca o evento, que a Fundação respalda o projeto de realização do Fenart para este ano. E amplia as diretrizes do festival. Uma das novidades nesse sentido é a criação de uma grande Feira Multicultural que deve reunir durante os dez dias de evento, nas dependências do Espaço Cultural os mais diversos produtos do Estado a exemplo do artesanato, da gastronomia e dos atributos turísticos da Paraíba. "Queremos fazer dessa décima-segunda versão do Fenart o maior já visto no Estado e concretizá-lo entre um dos eventos da área cultural de maior projeção e importância no âmbito nacional contribuindo dessa forma para o incremento do turismo na cidade de João Pessoa", arrematou Temístocles Cabral.
Fonte: Assessoria