O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, criticou a postura de alguns gestores que têm desobedecido as orientações da Secretaria sobre os grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19. Um caso que chamou atenção foi o do prefeito de Pombal, Abmael Lacerda, que foi a primeira pessoa da cidade a ser vacinada. De acordo com o secretário de saúde, embora o prefeito seja médico, ele não tinha direito à vacina nesse momento.
”Não é só porque é médico que tem direito”, disse Geraldo Medeiros em entrevista ao ClickPB. Ele explicou que, nesse primeiro momento, a prioridade são os médicos que atuam na linha de frente da covid-19 e estão expostos a uma maior carga viral. ”Não é o médico que atende em consultório e esporadicamente pode pegar um caso de covid”, argumentou.
As orientações fazem parte de uma nota técnica que foi assinada pelo secretário no início da campanha de vacinação (veja documento abaixo). O próprio secretário, que também é médico, afirma que ainda não se vacinou. ”Não me vacinei e nem vou me vacinar agora. Vou esperar a minha vez, de acordo com a minha idade”, disse.
O secretário ressaltou ainda, que não cabe a ele fazer essa fiscalização. ”O estado tem a prerrogativa de capacitar, armazenar e distribuir a vacina. O que acontece depois não é nossa responsabilidade, mas se há descumprimento da fila, deve ser denunciado ao Ministério Público”, afirmou.