A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), com a participação da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), promoverá um evento para apresentar o projeto do sistema de bilhetagem eletrônica à Imprensa pessoense, na próxima quinta-feira (04). O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, e os empresários do setor de transportes urbanos estarão presentes no encontro que será realizado no Hotel Caiçara, a partir das 08h00.
Na ocasião, o diretor de transportes da STTrans, Adalberto Araújo, ministrará para os jornalistas a palestra “Novo Modelo de Gestão de Transportes Coletivos”. O monitoramento da frota via satélite, através da tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global), será outro tema a ser explanado por Araújo, durante a programação.
O diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, destacou a importância da iniciativa. “É necessário que a mídia tome conhecimento a respeito do funcionamento do processo, já que será através dos meios de comunicação que a sociedade obterá as informações sobre o sistema de bilhete eletrônico que será implantado em João Pessoa”, afirmou. A implantação da bilhetagem eletrônica foi também o centro dos debates no dia 20 de abril, quando os dirigentes da AETC-JP, STTrans e funcionários das empresas de ônibus da cidade estiveram reunidos com representantes da Empresa 1, escolhida para executar o projeto em João Pessoa, na sede da AETC-JP.
Na oportunidade, o cronograma básico para implementação do projeto, que deverá durar aproximadamente cinco meses, foi explicado aos participantes. A alta tecnologia utilizada pelo SBE em João Pessoa utiliza cartões inteligentes, denominados smart-cards. Uma das vantagens oferecidas pelo cartão é que o beneficiário poderá efetuar também a recarga dos créditos a bordo através do GPS, já que o Cartão pode transmitir e receber informações por meio de radiofreqüência e não precisa ser inserido no validador como era feito com os antigos cartões com tarja magnética.
Fonte: News Comunicação