Carnaval

Folia de Rua começa na próxima semana com limite de horário para música; veja programação

O Folia de Rua, este ano, inaugura sua principal novidade que é o Via Folia. O Comitê Via Folia, que disciplina o corredor da Via Folia, foi criado a partir do Projeto de Lei Ordinária (PLO) 1590/2023.

Folia de Rua

O Folia de Rua, considerado a maior prévia carnavalesca do país, começa no próximo dia 1º com algumas novidades. Uma delas é que haverá um limite de horário para músicas, conforme verificou o ClickPB. A outra, é o Corredor Via Folia, fruto de um Projeto de Lei sancionado no ano passado que traz mais organização e segurança para a festa. A expectativa é de reunir dois milhões de pessoas e injetar R$ 100 milhões na economia local.

Há duas semanas, o Ministério Público da Paraíba realizou uma reunião com representantes da Prefeitura de João Pessoa, com o Comitê Gestor do Via Folia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da empresa Medow Entretenimento para tratar da medidas de disciplinamento dos festejos de carnaval na Capital. Na ocasião ficou definido que o horário-limite para música na Via Folia será até às 2h da manhã, com uma hora para dispersão. Já em relação aos blocos que desfilam nos bairros da Capital, o horário-limite será até a meia-noite.

Leia também:

Folia de Rua inaugura o Via Folia

O Folia de Rua, este ano, inaugura sua principal novidade que é o Via Folia. O Comitê Via Folia, que disciplina o corredor da Via Folia, foi criado a partir do Projeto de Lei Ordinária (PLO) 1590/2023, do vereador Marcílio do HBE e sancionado pelo prefeito Cícero Lucena. O corredor da Via Folia é utilizado pelos blocos tradicionais carnavalescos que desfilam na Avenida Epitácio Pessoa no período de pré-Carnaval. A regularização pretende garantir a segurança, organização e preservação do patrimônio público durante a festividade, assim como a comercialização de produtos e serviços.

Os blocos que passarão pela Via Folia serão: Vumbora, Atletas, Banho de Cheiro, Virgens de Tambaú, Agitada Gang, Muriçoquinhas, Cordão do Frevo Rasgado e Muriçocas do Miramar. Todos integram a Associação Folia de Rua, entidade responsável pela organização dos desfiles. Já a empresa Medow Entretenimento está responsável pela decoração interna e externa dos camarotes.

De acordo com a lei, a Via Folia compreende a Avenida Epitácio Pessoa, no trecho entre o entroncamento com a Avenida Ruy Carneiro até o entroncamento com as Avenidas Cabo Branco e Almirante Tamandaré; e a Avenida Tito Silva – entre o cruzamento com a Rua Padre Ayres e a Avenida Epitácio Pessoa. Durante os desfiles dos eventos, outros veículos, a exemplos de Trio Elétrico, que não esteja vinculado aos blocos carnavalescos autorizados, não poderão ficar na via.

O circuito está mais moderno e com mais estrutura para oferecer as melhores condições aos foliões. O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, fez a apresentação do projeto, que terá três pórticos, um no início, outro na Avenida Tito Silva e outro no final da Epitácio. Portais de acesso e tendas ao longo do percurso, camarotes, além de barricadas de segurança, com câmeras de monitoramento e reconhecimento facial. Essa estrutura será bancada com recursos do investimento privado, sem despesas para a Prefeitura.

Sedurb encerra cadastro de comerciantes nesta quinta-feira

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) iniciou o cadastro de comerciantes informais interessados em trabalhar durante o Folia de Rua e Carnaval Tradição 2024. No total estão sendo disponibilizadas 1.000 vagas, distribuídas em quatro polos. Como tradicionalmente ocorre, as inscrições podem ser realizadas de maneira 100% online, pelo site da Prefeitura, ou presencial, no caso das pessoas que não possuem acesso à internet. As inscrições estão abertas até hoje (25).

Funjope amplia participação de grupos de Maracatus

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) se reuniu com representantes dos Maracatus e da Liga das Escolas de Samba em João Pessoa com o objetivo de discutir a ampliação da participação dos Maracatus na programação do Carnaval Tradição e no Folia de Rua 2024. Os Maracatus também participarão da abertura do ‘Folia de Rua’, no dia 01 de fevereiro, no show do cantor pernambucano Alceu Valença e sairão na Via Folia, sobretudo, durante as Muriçocas de Miramar, quando três maracatus irão participar, as Muriçoquinhas e outros grupos.

Folia de Rua começa com Alceu Valença

O cantor pernambucano Alceu Valença abre a programação oficial do Folia de Rua na quinta-feira (1º), no Ponto de Cem Réis. A festa se estende até o dia 12 de fevereiro, com as atrações do Folia de Rua e Carnaval Tradição. Destaque também para shows de nomes como Bell Marques, Netinho, Xand Avião, Chico César, entre outros.

Folia de Rua

Confira a programação completa

Quinta – 01/02

Abertura Oficial do Carnaval – 19h – Ponto de Cem Réis
Alceu Valença

Sexta – 02/02

Vumbora – Via Folia
Bell Marques

Cordão do Frevo Rasgado
Liss Albuquerque

Sábado – 03/02

Bloco Banho de Cheiro – Via Folia
Netinho

Bloco dos Atletas – Via Folia
Xand Avião

Agitada Gang – Via Folia
Palhaço Dadá

Tambiá Folia – Tambiá
Alinne Rosa
Ramon Schnayder

Domingo – 04/02

As Virgens de Tambaú – Via Folia
Henry Freitas
Aldair Playboy
Luka Bass
Myra Maya
Banda Abala
Filipe Santos

Segunda – 05/02

Muriçoquinhas do Miramar – Via Folia

A Barca Maluka (Recife)
Diana Miranda (a Barbie)
Paulo Barreto (violino), Ivan Martins (Sanfona) e Banda Paraíba Feliz, com participação de Bira Delgado
Los Iranzi (artistas circenses)
Grupos de Cultura Popular: Ala Ursa, Índios, Frevo
Palhaços: Baba Baby e TellPastel
Orquestras de frevo

Quarta-feira de fogo – 07/02

Muriçocas do Miramar – Via Folia
Chico César
Mestre Fuba
Juzé

Sexta – 09/02

Cafuçu – Centro Histórico
Ronaldo Rossi
Tracumdum

CARNAVAL TRADIÇÃO

Avenida Duarte da Silveira (Beira Rio)

Dias 10 e 11/02

Escolas de sambas
Tribos indígenas
Clube de orquestra

Dia 12/02

Ala Ursas

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais de mil vagas para cursos de artes gratuitos são ofertadas em Campina Grande

2

Paraíba

Após morte de ciclista, João Azevêdo diz que Segurança age para que “atos lamentáveis como este não fiquem impunes e não voltem a acontecer”

3

Paraíba

Triplicação da BR-230: superintendente do DNIT relata ‘dimensão dos transtornos’ que atrasa obras em Cabedelo

4

Paraíba

Sessão para escolha da presidência da Câmara de Santa Rita é encerrada com soco entre vereadores

5

Paraíba

Reforma administrativa: Marcílio do HBE deve assumir cargo na Prefeitura de João Pessoa