Paraíba

First Choice “persegue activamente” aquisições em nichos em cresciment

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O presidente do grupo turístico britânico First Choice, que em Portugal detém a Marmara (ex-Grantur), anunciou ontem aos accionistas que o grupo tem várias oportunidades de aquisições em nichos de crescimento nas quais está a trabalhar activamente.

O anúncio consta de uma informação do First Choice com os tópicos da intervenção de Michael Hodgkinson, entre os quais a indicação de o grupo continua a evoluir no sentido de atingir uma margem operacional de 5%, que o balanço do ano é positivo e que a introdução de novos produtos de longo curso no principal segmento de negócio no Reino Unido foi bem recebida pelos clientes.

Michael Hodgkinson, de acordo com a mesma informação, anunciou aos accionistas que, relativamente ao período homólogo do ano passado, as receitas de vendas têm aumentos de 6% nos produtos da época Inverno 2005/2006 e de 6% para o Verão deste ano, concluindo que, apesar de alguns segmentos de mercado atravessarem “difíceis condições de venda”, o balanço do exercício está em linha com as expectativas.

Hodgkinson indicou que no Mainstream Holidays Sector a capacidade para a época de Inverno teve uma redução em 8%, com um corte de 15% na oferta de curto e médio cursos, mas as vendas em valor subiram 6% apesar de uma queda de 7% no número de clientes.

Os dados divulgados pelo grupo mostram que o balanço positivo da evolução das receitas no Inverno 2005/06 resulta exclusivamente do aumento em 47% das receitas de produtos de longo curso, já que as vendas de médio curso tiveram uma queda de 9% e as de curta distância baixaram 20%.

Os dados indicam que, no entanto, o grupo teve aumentos de receitas por clientes nos três segmentos, já que no caso dos produtos de curta e média distância a queda do número de clientes — em 24% e em 12%, respectivamente — foi superior à das vendas. No longo curso, o aumento do número de clientes, em 39%, foi inferior ao verificado em termos de receitas.

Esta tendência também se verifica nas vendas para o Verão, em que caem as receitas de venda de produtos de curta e média distância — em 4% em ambos os casos — para quedas dos números de clientes em, respectivamente, 7% e 11%, e as vendas de longo curso sobem 33% com um aumento do número de clientes em 23%.

A informação da First Choice indica ainda que globalmente as vendas para o Verão traduzem uma queda de 5% em número de clientes face ao que se verificava há um ano, quando segundo dados da AC Nielsen no mercado do Reino Unido a queda média é de 7,6%, situando-se em 4,4% no grupo dos quatro maiores operadores.

Na informação aos accionistas, o presidente do First Choice destacou que na época de Inverno a margem manteve-se em linhas com as expectativas apesar dos aumentos dos custos com combustíveis, e que isso foi possível por um incremento, em 9 pontos percentuais, das vendas pelos canais de distribuição que controla, para 57%.

Hodgkinson disse ainda que nesta altura o grupo tem ainda para o Inverno um stock idêntico ao que tinha há um ano atrás para a época homóloga 2004/05.

Relativamente á época de Verão deste ano, o presidente do First Choice afirmou que o aumento de vendas foi conseguido por uma política de preço mais forte e um realinhamento do perfil da oferta e salientou que o “bom desempenho” na primeira fase das vendas para a estação alta, apesar de factores adversos, como a detecção de casos de gripe das aves na Turquia, cujo impacto foi sentido em Janeiro.

As margens das vendas para o Verão estão em linha com as expectativas e acima do ano passado, acrescentou Hodgkinson, referindo que neste caso o controle da distribuição é ainda maior, situando-se em 68% a percentagem de vendas através dos seus próprios canais de distribuição.

Em relação às actividades agrupadas na área Specialist Holidays, na qual se inclui a subsidiária portuguesa, as vendas para o Verão têm uma queda de 11% em valor e de 14% em número de clientes, registando quebras na Europa — em 12% em valor e em 15% em número de clientes — e aumentos nos EUA — em 32% em receitas e em 57% em número de clientes.

Michael Hodgkinson informou os accionistas que o grupo já antecipava um começo moroso das vendas para o Verão no negócio de Specialist Holidays na Europa, mas que o modelo de negócios tem uma estrutura de custos muito adaptável, pelo que as quebras de vendas têm um “efeito mínimo” nas margens, as quais são fortes em destinos como Marrocos, Grécia e Egipto.

Relativamente ao Inverno 2005/06, o presidente da First Choice informou que para uma redução da oferta dos Specialist Holidays em 20%, as vendas baixaram 9%, com uma queda do número de reservas em 16%.

Na Europa verificou-se uma queda em 9% das receitas para uma diminuição do número de clientes em 16% e nos EUA as vendas subiram 4% com uma estagnação do número de clientes.

O grupo – explicou – desde os atentados no Verão que reduzira a capacidade para a Turquia e Egipto, dois dos seus principais destinos, canalizando-a para alternativas, pois já antecipava “difíceis condições de comercialização”.

Michael Hodgkinson informou ainda os accionistas sobre a evolução das vendas das áreas agrupadas sob as designações Activity Holidays e Online Destinations, a primeira das quais apresenta aumentos das vendas em 12% para o Inverno e em 8% para o Verão, e a segunda tem crescimentos de, respectivamente, 77% e 47%.

No Activity Holidays Sector, as vendas para o Inverno têm aumentos de 10% nos produtos marítimos, de 12% no turismo de aventura e 14% na oferta para neve.

Para o Verão estes produtos mostram aumentos de vendas em, respectivamente, 2%, 20% e 18%.

No online, para o Inverno a Hotelbeds tem um aumento das vendas em 37% com um crescimento das camas reservadas em 29%, as receitas da Bedsonline crescem 155% (+106% em dormidas) e as da Hotelopia, 134% (+214% em dormidas).

Para o Verão os aumentos de receitas são de 38% para a Hotelbeds (+60% em dormidas), 150% para a Bedsonline (+118% em dormidas) e 52% para a Hotelopia (+46% em dormidas).

Fonte: Press Tur

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