Paraíba

Fim da meia-passagem: Estudantes anunciam vigília em frente ao Palácio

Líderes do movimento esperam dez mil estudantes durante protesto

Mais de 20 representações estudantis lideradas pela União Pessoense de Estudantes Secundaristas, UPES, planejam três atos que devem parar a principal via de Jaguaribe, Avenida Epitácio Pessoa e Pedro II na próxima terça-feira (6). As passeatas iniciam a partir das 7h e seguem para o Lyceu Paraibano.

O protesto é uma reação contra a decisão do Pleno do Tribunal que julgou inconstitucional a lei municipal n° 7.549/04 que dava direito a meia passagem aos estudantes em ônibus intermunicipais.

Na Avenida Epitácio Pessoa a concentração será em frente ao Posto Freeway, no Bairro de Jaguaribe os estudantes se concentram em frente a Escola Estadual Pedro Augusto Caminha (EPAC) e na Pedro II em frente ao Campus I da UFPB.

Às 9 horas uma nova passeata parte do Lyceu Paraibano rumo ao Palácio da Redenção. ”Queremos que o Governador Cássio Cunha Lima nos atenda. A idéia é que ele elabore uma medida provisória ou projeto de lei regulamentando a meia passagem. Não é possível que um direito conquistado há 13 anos deixe de existir do dia para noite”, despeja o presidente da UPES, Hércules Soares. “Nem as 10 passagens foram mantidas”.

A lei municipal aprovada em 2004 substituía a lei estadual n° 5.559/93 que destinava 10% das vagas dos transportes intermunicipais para estudantes.

O presidente da UPES adiantou que os estudantes ficarão acampados na Praça dos Três Poderes e iniciarão greve de fome caso não sejam atendidos pelo chefe do executivo estadual. “Ficaremos lá o tempo que for necessário para que esta situação seja resolvida. O prejuízo causado é enorme, os estudantes mais afetados são da região metropolitana que precisam de ônibus intermunicipais diariamente”. E continuou: “Queremos o apoio não apenas dos estudantes, mas de toda sociedade paraibana”.

A mobilização já conta com o apoio da API, Associação Paraibana de Imprensa, além dos DCE’s da UFPB, Unipê, Asper, FAP e União Brasileira e Nacional dos Estudantes (UBES e UNES).

Lívia Falcão
ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Ex-presidente da Câmara de Sumé deve explicar ao TCE despesas irregulares com consultoria jurídica e pode ter que pagar multa de R$ 49 mil

2

Paraíba

Preço do gás de cozinha pode ser encontrado por até R$ 115 em João Pessoa; aponta Procon

3

Paraíba

Prefeitura de Piancó gasta mais de meio milhão com aluguel de veículos para secretaria de Saúde

4

Paraíba

TCE intima ex-presidente da Câmara de Bom Sucesso para explicar sobrepreço em diversas contratações realizadas em 2019

5

Paraíba

Motorista de caminhão morre na BR-104, em Cuité, após veículo sair da pista