De 28 a 30 de novembro, João Pessoa receberá o I Festival Literário Internacional da Paraíba – FliParaíba. Com o tema ‘Camões 500 anos – uma nova cidadania para a língua’, o evento acontecerá no Centro Cultural São Francisco, das 9h às 21h, com entrada gratuita. Entre os nomes confirmados à programação, estão o escritor angolano António Quino, o poeta brasileiro Alexei Bueno e a pesquisadora italiana Maria Bochicchio.
Abertura ficará com a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), na quinta-feira (28), às 21h, apresentando um repertório que vai de Mozart a Villa-Lobos, sob a regência do maestro argentino Gustavo de Paco de Gea.
Na sexta-feira (29), às 10h, Alexei Bueno e Maria Bochicchio participarão da mesa ‘Identidade e reconhecimento: Camões, o estrangeiro’, ao lado do professor Milton Marques Júnior, especialista em literatura clássica e membro da Academia Paraibana de Letras.
No mesmo dia, às 19h, o poeta Jessier Quirino fará um recital no palco montado no adro do Centro Cultural São Francisco. Conhecido por seu humor e poesia matuta, Jessier é uma figura icônica da cultura nordestina e um dos mais renomados poetas populares da atualidade.
Ainda também na sexta-feira (29), às 19h, o poeta popular de Itabaiana (PB) Jessier Quirino fará recital no palco. O festival também conta com apresentações do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), que trará intervenções musicais ao longo dos três dias, destacando talentos da rede pública de ensino e comunidades vulneráveis da Paraíba.
O encerramento no sábado (30), a partir das 20h, fica por conta de Sandra Belê e Chico César, que sobem ao palco para celebrar a música feita na Paraíba.
“Esse festival marca o início de uma parceria histórica com Coimbra, a cidade mais antiga da língua portuguesa, unindo nossas culturas em uma celebração conjunta de festivais literários. Será um encontro inédito e transformador entre Portugal e Brasil, reafirmando o poder da palavra escrita e o diálogo cultural entre os dois países”, destacou Diogo.
O FliParaíba é uma realização do Governo da Paraíba, através de várias secretarias, como a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Espaço Cultural (Funesc), em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA). A iniciativa busca fortalecer os laços culturais entre Brasil e Portugal, promovendo a língua portuguesa em suas diversas expressões.
Para maiores informações sobre inscrições e a programação completa, acesse a página do evento aqui.