“Falta treinamento aos garçons e a quem faz o atendimento”, criticou o especialista em vendas Alberto Marinho ao ser questionamento sobre como o setor de gastronomia pode melhorar na Paraíba. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (8), Marinho disse que a gastronomia é um dos ramos mais promissores, mas que ainda falta visão nos empreendedores.
“Comemos primeiro com os olhos e é preciso que haja uma boa apresentação do produto. Mas, além disso, é necessário visão para quem atende e lida direto com o cliente. O garçom deve ser o maior vendedor e não são. Falta treinamento, tem muito o que se melhorar sempre”, disse como acompanhou o ClickPB.
O especialista ainda destacou que existes falhas graves que limitam o lucro de restaurantes e bares. Ele deu como exemplo a substituição do cardápio físico pelo online, destacando que os melhores restaurantes não abrem mão do cardápio físico pela comodidade ao cliente.
“O QRcode atrapalha a venda de qualquer restaurante, já que o cliente quer agilidade e vai ter o trabalho de pegar o celular e abrir o aplicativo, o cliente é visual. Então, o cardápio físico continua sendo um item fundamental. Os melhores restaurantes em grandes centros aprimoram seus cardápios físicos”, explicou.
O especialista Alberto Marinho se autodenomina um “vendedor por natureza”. Ele começou cedo, aos 13 anos para ajudar os pais na renda da família. Em 2014, ele decidiu ser um franqueado da KLA, uma escola de vendas fundada em 1998 que vem treinando empresas e vendedores por todo o território nacional. Além de vendedor, Marinho é empresário, palestrante, instrutor de vendas e de desenvolvimento profissional, especialista em gestão comercial e organizador de eventos corporativos como seminários, palestras, workshops, cursos e treinamentos presenciais e virtuais.