Saúde

Falta de vacinas deixa população sem imunização na Paraíba e Saúde aguarda reposição de estoque do Governo Federal

A limitação no estoque aconteceu porque o último pedido do Programa Nacional de Imunização enviado ao estado em agosto deste ano não foi o suficiente para o abastecimento de todas as vacinas.

Falta de vacinas deixa população sem imunização na Paraíba e Saúde aguarda reposição de estoque do Governo Federal

A vacina contra a Covid-19 foi incorporada ao Calendário Nacional

Vacinas contra Covid-19, catapora, febre amarela, DTP e DTPa acelular estão em falta em alguns postos de saúde nos 223 municípios da Paraíba. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em nota enviada ao ClickPB, nesta quarta-feira (23), novas doses deverão ser enviadas pelo Ministério da Saúde.  para reabastecer os estoques ainda esse mês.

“O Estado aguarda o envio dos imunobiológicos pelo Ministério da Saúde /PNI para regularizar a distribuição aos 223 municípios do Estado da Paraíba’, diz trecho da nota enviada.

Na última segunda-feira (21), o Ministério da Saúde autorizou o envio do imunizante contra a Covid-19. Como forma de medida provisória, a recomendação é que seja feita a substituição temporária da vacina DTPa (CRIE) pela vacina hexavalente (DTPa/Hib/ HB/VIP); e da vacina DTP pela vacina pentavalente. Já a vacina contra a varicela, e o imunizante contra a febre amarela não possuem substituição.

Conforme a Secretaria Estadual, o último lote da vacina contra a Covid-19 foi recebido em 12 de setembro, com validade até 18 de outubro, deixando os estoques da rede de frio estadual completamente esgotados. Até o momento, não há previsão exata de quando novas doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a SES, a limitação no estoque aconteceu porque o último pedido do Programa Nacional de Imunização enviado ao estado em agosto deste ano não foi o suficiente para o abastecimento de todas as vacinas.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Imunizações, vem prestar informações sobre a situação da distribuição dos imunobiológicos do Ministério da Saúde/ Programa Nacional de Imunizações (MS/PNI) para o Estado da Paraíba, no que diz respeito aos imunobiológicos para rotina de outubro de 2024.

No momento ocorrem três situações em relação aos imunobiológicos:
 Atendidos em 100% dos pedidos;
 Atendidos parcialmente;
 Uma parte com restrição de estoque.

Considerando o último pedido realizado por esse núcleo no mês de agosto, o Programa Nacional de Imunização (PNI) não atendeu o abastecimento de algumas vacinas para o Estado, tais como: vacina varicela; vacina DTP; vacina febre amarela e vacina DTPa acelular (Crie).

A SES esclarece que foi autorizado nesta segunda (21) o envio da vacina contra covid-19 para a Paraíba e o estado aguardando recebimento.

Vale ressaltar que é recomendado pelo PNI, enquanto medida provisória, a substituição temporária de alguns imunobiológicos:
 Vacina DTPa (CRIE) pela vacina hexavalente (DTPa/Hib/ HB/VIP);
 Vacina DTP pela vacina pentavalente;

Já a vacina contra a varicela, e o imunizante contra a febre amarela não possuem substituição. Mediante esta realidade, o Estado aguarda o envio dos imunobiológicos pelo  Ministério da Saúde /PNI para regularizar a distribuição aos 223 municípios do Estado da Paraíba.

 

Saiba mais:

Paraíba inicia semana de vacinação contra meningite, HPV e outras doenças nas escolas públicas

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Mataraca contrata show da banda Grafith por R$ 180 mil para festa de Réveillon

2

Paraíba

Em solenidade de posse, Vital do Rêgo se compromete a trazer o cidadão para o centro das decisões

3

Paraíba

Setai Grupo GP inaugura Casa Modelo do Setai Houses Resort, em Cabedelo

4

Paraíba

Vital do Rêgo Filho tem posse prestigiada na presidência do TCU e recebe homenagens

5

Paraíba

Mais votado para reitor da UFCG, Camilo Farias afirma que é preciso trabalhar por uma gestão “mais transparente” e aguarda nomeação de Lula