Paraíba

Experiência do Samu da Capital será tema de palestra em Turim

A coordenadora nacional da Rede de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), Irani Ribeiro de Moura, estará entre a […]

A coordenadora nacional da Rede de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), Irani Ribeiro de Moura, estará entre a próxima quinta-feira (9) e o sábado (11) na cidade Turim, Itália, a convite da Sociedade Italiana de Medicina em Emergência e Urgência, proferindo palestra sobre funcionamento do órgão no Brasil. Dentre as experiências do Serviço, a de João Pessoa estará sendo apresentada por ser considerado uma das referências no país.

A médica Roberta Abath Targino, coordenadora geral do Samu de João Pessoa, disse estar feliz pelo fato das experiências do Serviço da Capital paraibana serem reconhecidas pelo Ministério da Saúde, mostrando satisfação nas ações e metodologias aplicadas na capital que serão lavadas a Itália. "Isso demonstra que aqui se realiza um bom trabalho. Um trabalho que tem como prioridade salvar vidas", frisou.

Qualidade – Na opinião dela, o Samu de João Pessoa servirá como um dos exemplos da palestra de Irani Ribeiro por ser dotado de uma das melhores sedes do País, um corpo de profissionais qualificado, indicadores de atendimento favoráveis, além de uma contrapartida adequada, em termos de estrutura, oferecida pela Prefeitura Municipal (PMJP). Além dessas condições, o Serviço é um dos três no País que mantém convênio com a Polícia Rodoviária Federal para o socorro aéreo de helicóptero a possíveis vítimas de acidentes nas rodovias federais que cortam o Estado.

"Existem 106 Samu implantados no País, dando cobertura a 90 milhões de brasileiros. Então, sermos um dos escolhidos para a palestra é muito gratificante. Gratificante para todos os 183 profissionais que atuam no Serviço", ponderou.

Roberta Abath, que também é consultora técnica nacional da Rede de Serviços do Samu, informou que semana passada, na cidade de Natal, foi realizado o 5º Encontro dos Coordenadores dos Samu da Região Nordeste, quando seu nome foi escolhido para como uma das componentes da direção representativa dos 36 serviços existentes nos municípios nordestinos. "No Encontro foram discutidas temáticas importantes, como a qualificação profissional e a otimização de um novo software para o Samu, além da escolha dos representantes da região", finalizou. 

Secom-JP

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais de mil vagas para cursos de artes gratuitos são ofertadas em Campina Grande

2

Paraíba

Após morte de ciclista, João Azevêdo diz que Segurança age para que “atos lamentáveis como este não fiquem impunes e não voltem a acontecer”

3

Paraíba

Triplicação da BR-230: superintendente do DNIT relata ‘dimensão dos transtornos’ que atrasa obras em Cabedelo

4

Paraíba

Sessão para escolha da presidência da Câmara de Santa Rita é encerrada com soco entre vereadores

5

Paraíba

Reforma administrativa: Marcílio do HBE deve assumir cargo na Prefeitura de João Pessoa