
Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo
A seleção para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia e Bombeiros Militares na Paraíba em 2019 será ainda feita através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente no final de 2020 é que os candidatos terão que possuir curso superior e serão submetidos a um concurso. Isso significa que estes selecionados começam o curso de formação no ano de 2021.
Em entrevista ao ClickPB, o coronel Ronildo, comandante do Centro de Educação da Polícia Militar, explicou que a partir de 2020 será contratada uma banca para a realização de concurso.
No final de 2018 o ex-governador Ricardo Coutinho assinou a nova lei de educação da Polícia Militar especificando a seleção para ingresso dos oficiais. Somente a partir de 2020 é que a seleção será voltada especificamente para pessoas com ensino superior e através de concurso.
De acordo com o coronel Ronildo, o futuro oficial já deverá ingressar no Curso de Formação com o nível superior concluído. “Quer dizer que já vem com preparo melhor, mais conhecimento e isso deve refletir na formação militar e posteriormente a sociedade será maior beneficiária”, acredita o comandante.
No fim de 2018 o ClickPB havia antecipado que a seleção não seria mais feita através da nota do Enem. No entanto, a mudança foi adiada.
A equipe de reportagem do ClickPB foi procurada por um internauta interessado no processo de seleção do CFO. Ele relatou que os alunos estavam sem saber se estudavam para o Enem ou se focavam em matérias possíveis para um concurso público.
O atual processo seletivo para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) está em andamento. Após a seleção pelo Enem, a segunda etapa é o exame psicotécnico dentro do limite de vagas. Logo após isso, vem o teste físico e o exame de saúde. A expectativa é de que a seleção seja concluída até o mês de abril.