A partir de agora José Inácio de Morais será o elo entre o governo estadual e o setor agrícola paraibano. É que o produtor rural e ex-presidente da Asplan foi nomeado pelo governador Cássio Cunha Lima para assumir a pasta da Secretaria Executiva da Agricultura, órgão ligado a Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca. A nomeação foi assinada pelo governador antes de sair dele sair de férias e passar o governo para o desembargador, João Antônio de Moura, no início desta semana e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), da última terça-feira (18).
Redução do preço dos insumos, melhorias em estradas vicinais e estratégicas para a escoação da produção agropecuária, utilização de forma mais racional dos recursos hídricos do Estado e apoio para projetos importantes para a Paraíba, a exemplo do “Palmas para o semi-árido”, desenvolvido pelo Sistema Faepa/Senar. Estas, segundo José Inácio, serão suas principais bandeiras de luta. Sobre os insumos, ele reclamou que na Paraíba custam 9% (para pessoas jurídicas) e 11% (para pessoas físicas) a mais que em estados vizinhos como Pernambuco e Alagoas.
“Precisamos equiparar esses valores para dar mais condições de concorrência aos paraibanos”, observou, dizendo que vai procurar a Secretaria de Finanças para tentar viabilizar medidas nesse sentido, assim como a Secretaria de Recursos Hídricos para racionalizar o uso das águas e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para tocar a questão das estradas – principalmente nas regiões do Brejo e Litoral, que beneficiaria as culturas da cana-de-açúcar, abacaxi e fruticultura como um todo. Além disso, prosseguiu, “também vamos tentar elaborar algum projeto para a região de Sousa com o objetivo de pôr em funcionamento os canais de irrigação daquela localidade”.
José Inácio ressaltou que sua expectativa ao assumir a função é a melhor possível, até porque, via de regra, geralmente as indicações para o cargo são mais políticas. “A escolha de meu nome se deu, unicamente, porque sou um técnico do próprio setor e profundo conhecedor das necessidades do segmento”, disse José Inácio, complementando que “só tenho a agradecer ao governador pela oportunidade, mesmo sabendo que é por um período curto, no final de um governo”. Ele disse que apesar do pouco espaço de tempo que terá para trabalhar, vai se esmerar ao máximo para desenvolver políticas públicas que melhorem a produção paraibana. Neste aspecto, ele disse que irá ampliar a aproximação do Governo com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), além de entidades parceiras, para desenvolver projetos e ações que maximizem a produção agropecuária do Estado.
O novo secretário tem atuação reconhecida no meio rural, notadamente no que diz respeito à cultura da cana-de-açúcar, onde atua há mais de 20 anos como produtor da matéria-prima. Até outubro do ano passado, ele presidiu a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) por cinco anos. Hoje, ocupa o cargo de diretor-adjunto. No período em que comandou a Asplan José Inácio deu ênfase ao retorno dos pequenos e médios produtores à entidade, que hoje totalizando cerca de 800 associados, entre pequenos, médios e grandes. José Inácio é formado em agronomia, é casado, natural de Pernambuco e tem três filhos.
Fonte:
News – Assessoria & Comunicação
Ex-presidente da Asplan assume a Secretaria Executiva da Agricultura
A partir de agora José Inácio de Morais será o elo entre o governo estadual e o setor agrícola paraibano. É que o produtor rural e ex-presidente da Asplan foi n
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba