A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa está com tudo pronto para facilitar o acesso da população à festa de réveillon na orla. O evento deve reunir cerca de 250 mil pessoas – 150 mil nas imediações do Busto de Tamandaré e mais 100 mil ao longo da faixa litorânea da cidade.
O trânsito em algumas ruas e avenidas dos bairros de Tambaú e Cabo Branco será alterado para garantir o sucesso dos festejos de Ano Novo. A partir das 18h do domingo (31), véspera de Ano Novo, até às 6h do dia 1º de janeiro, a circulação de veículos nas proximidades do Busto de Tamandaré (entre as Avenidas Nego, Cairu e a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes até a beira-mar) será interditada. Apenas terão acesso a essas áreas os moradores, hóspedes de hotéis e pousadas e, eventualmente, algum estacionamento disponível.
Acesso facilitado – A STTrans definiu um esquema de circulação diferente dos anos anteriores para facilitar o acesso da população à orla e a fluidez do tráfego. A partir das 22h, quem vem da Zona Sul (Valentina Figueiredo, Mangabeira, Bancários e outros bairros) em direção ao Cabo Branco ou Tambaú pelo acesso do Farol no Altiplano, descerá a ladeira que fica ao lado da Praça Iemanjá, seguirá pela Rua Edivaldo Pinho, que margeia a barreira, e depois pelas avenidas Marcionila da Conceição e Nossa Senhora dos Navegantes.
Também após 22h a Rua João Cirilo, no trecho compreendido entre a saída do Altiplano e a rotatória da José Américo de Almeida (Beira Rio), estará com sentido único Beira Rio/Altiplano. Os condutores de veículos não poderão descer do Altiplano para a Beira Rio por essa via. Se necessário, a STTrans fará intervenções na Avenida Beira Rio para desviar os carros pela Avenida Wandik Figueiras (que passa ao lado do Espaço Cultural), em direção às avenidas Epitácio Pessoa e Rui Carneiro, criando uma rota alternativa, para evitar congestionamento nessa área.
As pessoas que estiverem no Altiplano ou que vêm da zona sul pela rua João Crisóstomo Ribeiro Coutinho, via que liga Bancários ao Altiplano, têm a opção de utilizar uma das descidas que existem na barreira e dão acesso à Rua Edivaldo Pinho.
Roteiro – De acordo com o diretor de Trânsito, Omar Ramalho, os problemas enfrentados no réveillon acontecem exatamente um pouco antes e logo após a passagem de ano novo, quando a população se desloca em massa para a orla. “Recomendamos que, se possível, as pessoas saiam um pouco mais cedo para a praia e os motoristas evitem circular pela Beira Rio”.
Ele orienta ainda aos condutores que utilizem a Epitácio Pessoa para descer até a orla, podendo seguir ainda pelas ruas Juiz Amaro Bezerra, Cairu, Paulino Pinto e Avenida Marcionila da Conceição. “O ideal é que o deslocamento das pessoas pela orla não seja feito de automóvel particular, mas de ônibus ou táxi”, ressalta.
Agentes – A STTrans vai atuar durante a festa de réveillon com 70 agentes de trânsito nos pontos de bloqueio. Eles irão orientar os condutores e moradores da área como chegar ao destino desejado da melhor maneira possível.
Reforço – Para facilitar o acesso da população à festa de réveillon na orla, a volta para a casa após o evento e evitar transtornos no Terminal de Integração do Varadouro, a STTrans preparou um forte esquema na área de transporte coletivo com o reforço algumas linhas de ônibus. Essa operação terá início às 19h do dia 31 e segue até 7h do dia 1º de janeiro de 2007.
Com a interdição de ruas e avenidas da orla, o itinerário de ônibus e veículos particulares também muda. Até às 22h, os ônibus que vão à orla com destino ao Cabo Branco seguirão pela Avenida Epitácio Pessoa, depois pela Juiz Amaro Bezerra, Cairu, José Ramalho Leite, Maria Elizabeth e Avenida Cabo Branco. Após as 22h, esses ônibus farão o seguinte itinerário: Epitácio Pessoa, ruas Miguel Sátyro, Paulino Pinto, girador da Beira Rio e Altiplano voltando pela barreira.
Todos os ônibus circulares vão seguir pela Avenida Rui Carneiro, pegando a Avenida Négo, a Rua Maria Sales (com opção pela Monteiro Lobato, se necessário) e voltando pela Epitácio Pessoa.
Fiscais de transporte estarão nos principais pontos de bloqueio para orientar os usuários quanto ao embarque e desembarque. O reforço das linhas de ônibus foi uma medida tomada para incentivar as pessoas a utilizarem o transporte coletivo na noite da festa. Isso vai diminuir os transtornos no trânsito, para que a população tenha um verdadeiro fim de ano feliz.
As linhas – 203 – Mangabeira (dois veículos), 204 – Cristo (seis veículos), da Transnacional; 5603 – Mangabeira VII (oito veículos), da empresa Reunidas; 504 – Mandacaru (dois veículos), da empresa Mandacaruense; 701 – Acesso Oeste (três veículos), 108 – Alto do Mateus (quatro veículos), 104 – Bairro das Indústrias (sete veículos), 118 – Muçu Magro/Paratibe (cinco veículos), da empresa São Jorge; 116 – Engenho Velho (um veículo), da Boa Viagem; e 507 – Cabo Branco (14 veículos), da Marcos da Silva.
Tem ainda a 510 – Tambaú (nove veículos), 513 – Bessa (seis veículos) e 511 – Rui Carneiro (10 veículos) serão reforçadas a partir das 19h para levar os usuários do Terminal de Integração para a praia. Para facilitar a operação, o embarque dessas linhas será feito na Plataforma 3, mesmo ponto da linha 507 – Cabo Branco.
Mais as circulares 1500 (12 veículos) e 5100 (11 veículos), da Transnacional; 1510 (sete veículos), da Reunidas; e 5110 (nove veículos), da empresa Boa Viagem vão circular em direção à praia, seguindo pela Avenida Rui Carneiro e voltando pela Avenida Epitácio Pessoa, a partir da 19h. A população pode contatar o 0800 281 1518 para informações sobre os bloqueios e itinerários de ônibus.
Fonte: Secom JP