Paraíba

[ESPECIAL] Responsabilidade Social: Telemar faz escola na Paraíba

Projeto Telemar Educação atende mais de 170 mil alunos nos municípios paraibanos, um exemplo de inclusão digital e social

Um diferencial relevante para a imagem que as empresas querem ter perante o mercado está ligado à forma como elas se relacionam com a comunidade a sua volta. Esta nova consciência do contexto social e cultural no qual se inserem as empresas é a chamada responsabilidade social. Com o surgimento desse novo modelo empresarial, cria-se a expectativa do surgimento de um novo modelo de sociedade, através da afirmação democrática da sociedade civil e de todos os seus atores sociais, que estão procurando buscar um novo caminho de avanço e afirmação.

Os empresários estão mais conscientes, e a busca por uma atuação que envolva mais responsabilidade social, um maior comprometimento com o social e com o contexto em que estão inseridos, não tem nada a ver com bondade ou reações paternalistas, nem mesmo trata-se de filantropia. Torna-se muito mais difícil manter uma empresa bem sucedida em uma sociedade fracassada, e a maioria das organizações está descobrindo que os recursos investidos em projetos nas áreas social, cultural e ambiental, além de retorno de imagem, geralmente possibilita a formação de um novo público consumidor ou a fidelização do já existente. Além do ganho social, é claro.

E a Telemar é uma dessas empresas, com uma postura mais atenta aos temas relacionados à questão da responsabilidade social, como declara o Diretor de Relações Institucionais da Telemar na Paraíba, Luizmar Rezende de Assis, quando afirma que a “empresa assume o compromisso de resgate da cidadania, de inclusão social, em um país extremamente carente. A sociedade precisa contribuir, e não ficar esperando apenas pelas soluções dos seus governos, precisa se comprometer e não apenas ficar assistindo”. Ele se diz feliz por fazer parte de uma empresa que tem um projeto de responsabilidade social com a dimensão aplicada pela Telemar, empresa onde atua há exatos 32 anos, e contagia a qualquer interlocutor quando descreve as ações desenvolvidas pela empresa.

Muito do debate sobre a responsabilidade social empresarial já foi desenvolvido mundo afora, mas o Brasil tem dado passos largos no sentido da profissionalização do setor e da busca por estratégia de inclusão social através do setor privado. As transformações sócio-econômicas das últimas décadas têm afetado profundamente o comportamento de empresas que até então estavam acostumadas a se voltar para a maximização dos seus lucros.

Características da Responsabilidade Social Corporativa – O investimento social privado é uma dos vários aspectos da responsabilidade social. Cada vez mais as empresas têm investido recursos em projetos sociais e há uma maior demanda por resultados concretos.O investimento social privado é o uso voluntário e planejado de recursos privados em projetos de interesse público, e não deve ser confundido com assistencialismo.

Como qualquer investimento, as pessoas físicas ou jurídicas que financiam projetos de cunho social têm o intuito de aferir os resultados alcançados. Existe uma saudável expectativa de gerar um retorno positivo à sociedade, de forma que o monitoramento das atividades desempenhadas seja constante e envolva uma equipe de profissionais, tais como assistentes sociais, pedagogos e educadores. Isto leva ao crescimento e maior profissionalização do chamado terceiro setor frente às dificuldades dos setores público e privado no combate às mazelas sociais do País. E as empresas que investem em responsabilidade social, costumam possuir as seguintes características:

Plural – Empresas não prestam mais contas apenas aos acionistas. Elas agora devem satisfações aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não governamental e ambiental, e à comunidade em que opera, o que gera legitimidade.

Distributiva – O conceito de responsabilidade social deve ser aplicado a toda a cadeia produtiva.

Sustentável – Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.

Transparente – A globalização traz uma demanda por transparência, obrigando as empresas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividade e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes.

Uma empresa responsável – A Telemar é hoje uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil, no que se refere ao faturamento e ao número de telefones instalados. A única empresa brasileira com 100% de capital nacional. Possui larga experiência em serviços de telefonia fixa local e de longa distância, serviços de Internet, Transmissão de Dados e Imagens e Videoconferência, entre outros. Em 1998, o Ministério das Comunicações decidiu dividir a Telebrás em doze companhias. Sendo três holdings das concessionárias regionais de telefonia fixa, uma holding da operadora de longa distância e oito holdings das concessionárias da telefonia móvel Banda A. A maior delas era a Tele Norte Leste, transformada em Telemar em abril de 1999.

São 16 estados que hoje integram a área de atuação da Telemar – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá e Roraima – e correspondem a 64% do território nacional. Além disso, geram mais de US$ 300 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) e abrigam 87 milhões de pessoas, mais da metade da população brasileira.

Os serviços oferecidos – A Telemar oferece os seguintes produtos: Velox, Telefone e Cartão Telemar, Lista Telemar, Serviços Inteligentes, Identificador de Chamadas, Chamadas em Espera, Conferência, Telefone Telemar Inteligente, Busca Automática, Hora Programada, Bloqueios de Chamadas a Cobrar, Bloqueio Controlado para Celular, Caixa Postal, Escolha de Número, Planos 31 Para Longa Distância, Planos Alternativos de Pulsos e Família Fale Local.

O Grupo Telemar é uma empresa pioneira em oferta de soluções integradas, com serviços de voz local, longa distância, mobilidade, comunicação de dados, atendimento e Internet. A companhia detém a concessão para operação de telefonia fixa local e autorização para serviço de mobilidade com a Oi na Região I, que abrange 16 estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

Além disso, a empresa atua também em todo o território nacional coma prestação de serviço de comunicação de dados e longa distância desde junho de 2002, quando antecipou as metas de universalização e recebeu autorização para atuar em todo o Brasil com o código 31, que foi lançado regionalmente em 1999. O grupo Telemar também consolida uma marca única nos segmentos de Internet e mobilidade com o provedor próprio Oi Internet, lançado em fevereiro de 2005.

Incentivo à cultura – O Programa Telemar de Patrocínios Culturais Incentivados, para o ano de 2006, recebeu 2.360 inscrições e selecionou 65 projetos, com um investimento da ordem de R$ 11, 5 milhões. Em 2006, oito estados foram contemplados – Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte – com projetos das mais diversas áreas: artes visuais e gráficas, biblioteca, cinema, dança, folclore, literatura, música, patrimônio e teatro. Na Paraíba o projeto contemplado é o Fundo de Incentivo à Cultura (FIC).

Projeto Telemar Educação – Um projeto que escolhe sua área de atuação de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que não tenha sido alcançado por nenhum projeto semelhante, onde os indicadores são a educação, longevidade e renda. Nas escolas públicas das comunidades, professores capacitados e laboratórios de informática bem equipados são a ponte para a conquista de um novo mundo, repleto de conhecimentos e possibilidades. Uma sólida parceria com a Escola do Futuro da Universidade de São Paulão (USP) permite a capacitação de professores, o desenvolvimento e a utilização de ferramentas didáticas adequadas e acompanhamento pedagógico permanente ao projeto, que, em 2001, recebeu a chancela da Unesco, organismo da Organização das Nações Unidas dedicado à educação, a ciência e a cultura. Um investimento da ordem de R$ 32 milhões na educação dos estados em que atua.

Compreendendo cada região de forma particular, o Projeto ajuda a transformar a realidade do aluno, desenvolvendo programas específicos para as necessidades de cada escola e cada local, onde funcionam como um centro irradiador de programas sociais, reduzindo o isolamento e a exclusão social. Conectadas através do Portal Telemar de Educação, as comunidades virtuais das diferentes cidades interagem, superando distâncias, vencendo obstáculos e ampliando fronteiras, dando vida ao Projeto Comunidade Digital.

Nossa experiência – Na Paraíba, a Telemar e seu Projeto de Educação faz parceria com o Governo do Estado e com diversos municípios. Em João Pessoa, são 600 escolas estaduais e 50 municipais, enquanto na vizinha Campina Grande o projeto atende 43 escolas. Em Santa Rita a parceria é com a Escola Ana Brito, no Conde com a Escola João da Cunha Vinagre e em Cabedelo na Escola João Suassuna. São 4.615 alunos atendidos pelo Projeto nesses últimos municípios, em apenas três escolas, e 172.000 em toda a Paraíba. Os estabelecimentos de ensino contemplados com o Projeto, recebem computadores, scanners, impressoras, material didático treinamento para seus professores, e todo o apoio durante sua aplicação. A intenção da Telemar é ir avançando com a iniciativa, à medida que avança com a implantação da Banda Larga de telefonia.

Alternativa de renda – A Escola João Alves Torres, localizada em Araruna, a 165 quilômetros de João Pessoa, é uma das 160 que fazem parte do Projeto Telemar Educação (PTE) no Estado, que instalou dez computadores na cidade em 2001. Com cerca de 17 mil habitantes, a localidade vinha sofrendo desde a década de 90, com o declínio das plantações tradicionais de feijão. Até que os estudantes descobriram e passaram a divulgar o potencial econômico do maracujá. Através da Internet, eles entraram em contato com produtores de outras cidades, realizaram pesquisas e socializaram o conhecimento obtido através dessa dinâmica.

Muitos dos 1.434 alunos, a maior parte da zona rural, levaram a nova descoberta para suas famílias, que passaram as informações para os vizinhos e hoje, muitos agricultores se dedicam ao cultivo da fruta. A iniciativa foi batizada de “Projeto Maracujá como Fonte de Renda”, e a Prefeitura instituiu os dias 18 e 19 de novembro como datas da Festa do maracujá, com a realização de palestras, oficinas, bandas e eleição da Garota Maracujá. Um exemplo de inclusão digital.

Prêmio Comunidade Digital – A Telemar paraibana está lançando um concurso de redação para os alunos que participam do Projeto Telemar Educação. Como prêmio irá oferecer para os alunos das escolas da rede pública, conveniadas ao Projeto, a oportunidade de conhecer a Matriz da Companhia na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Telemar e a Casa do Futuro. Esse será o prêmio para a melhor redação, e o aluno vencedor terá todas as despesas pagas pela companhia, incluindo transporte, alimentação e hospedagem.

O documentário – Para registrar esse trabalho o Instituo Telemar convidou a cineasta Cristina Leal, que visitou todos os estados onde o PTE atua para produzir o documentário PTE: Cinco Anos Caminhando com o Brasil, que marca os cinco anos do Projeto. Segundo a cineasta, “o PTE transforma muito todas as localidades envolvidas. De repente, as pessoas que vivem lá se sentem integradas ao restante do Brasil”.

Seminário em João Pessoa – Em abril João Pessoa irá sediar o “Seminário Nacional de Responsabilidade Social e Consciência”, nos dias 28 e 29. Uma realização da Partners of the América em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e o Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).


Lilla Ferreira
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