Paraíba

Escola realiza evento para resgatar história das malvinas

None

Para festejar os 23 anos de fundação do conjunto habitacional Álvaro Gaudêncio de Queiroz, o popular bairro das “Malvinas”, o Instituto “O Reino da Alegria”, estabelecido naquela localidade estará realizando, no próximo dia nove, a partir das 15 horas, no Teatro do Sesc – Centro um importante evento educativo e cultural intitulado “Malvinas, revivendo a invasão”, que visa ao resgate da sua história.

Segundo a diretora do Instituto, a professora Maria do Socorro dos Santos Cunha o objetivo é possibilitar aos alunos e demais pessoas daquela e de outras comunidades de Campina Grande o conhecimento da verdadeira história das “Malvinas”, um pequeno núcleo habitacional que surgiu a partir de uma grande luta de poucas famílias e, agora, 23 anos depois já é considerado uma cidade.

O conjunto “Malvinas”, cujo apelido deu-se em virtude da batalha travada entre ingleses e argentinas, pela posse das Ilhas Malvinas foi ocupado por famílias humildes, que não dispunham de um teto e que viviam morando em casas alugadas, ou amontoadas junto a outros familiares.O episódio, que marcou história aconteceu no dia 23 de março de 1983, quando a obra ainda não havia sido concluída.

À época eram apenas cerca de 3.300 unidades habitacionais, cujas obras, da administração do então governador Wilson Leite Braga estava, sem qualquer infra-estrutura ainda em fase de acabamento. Mesmo assim, as famílias decidiram pela ocupação, até chegando a desafiar a polícia, que cercou toda a área, e passou a controlar a entrada e saída das pessoas.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Felupe é preso após ser flagrado dirigindo sem habilitação, alcoolizado e com arma em carro

2

Paraíba

Homem é morto com disparos de arma de fogo, em Mandacaru

3

Paraíba

Associação alerta para uso de ninhos de tartarugas como lixeira, na Paraíba

4

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos até 60 km/h para 192 municípios da Paraíba

5

Paraíba

Criança de quatro anos morre depois de cair do 3º andar de prédio em Campina Grande