Ação Intersetorial

Equipes de vigilância e cuidado de Campina Grande acolhem juventude na terceira noite do Maior São João do Mundo 2024

As equipes compostas por psicólogos e assistentes sociais, realizam monitoramentos e abordagens com o objetivo de coibir violações de direitos de crianças e adolescentes, como abuso e exploração sexual, consumo de bebidas alcoólicas, substâncias psicoativas.

Campina Grande

(foto: divulgação/Codecom-CG)

Na terceira noite de festejos no Maior São João do Mundo, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da 9ª Ação Intersetorial, manteve sua vigilância ativa no Parque do Povo e extensão no Parque Evaldo Cruz. Com pelo menos 38 colaboradores, a equipe deu conta de 12 ocorrências registradas nesta sexta-feira, 31, no decorrer dos shows artísticos.

As equipes compostas por psicólogos e assistentes sociais, realizam monitoramentos e abordagens com o objetivo de coibir violações de direitos de crianças e adolescentes, como abuso e exploração sexual, consumo de bebidas alcoólicas, substâncias psicoativas, além de outras situações de vulnerabilidade, como a exposição de crianças muito pequenas, próximas à caixas de som alto, frio, entre outras.

Dentre os casos que demandam atenção especial, destacou-se justamente a situação de dois jovens casais, que, embriagados, acompanhavam crianças pequenas em meio à multidão e ao som alto no evento. A equipe de abordadores agiu prontamente, garantindo que as crianças fossem retiradas daquela atmosfera potencialmente prejudicial.

De acordo com Rosângela Gusmão, coordenadora em escala na ação, o Conselho Tutelar foi acionado para atendimento especializado. “Assim que o pessoal do conselho tutelar atendeu os pais e as crianças na sala especializada, prontamente encaminhamos os pais para aplicação de glicose, a fim de sanar os sintomas de embriaguez para que eles voltassem para casa”, afirmou.

Além disso, foi observado que duas crianças estavam sob os cuidados de amigas adolescentes de 14, 15 e 17 anos. Essa condição, potencialmente vulnerável, foi imediatamente endereçada para a mãe de uma das adolescentes identificadas, e todas foram encaminhadas através de membros do Conselho Tutelar.

Nesses casos, as crianças e adolescentes foram conduzidos à sala de apoio onde receberam o devido acolhimento e orientações, sendo posteriormente acompanhados por membros do conselho até um motorista de aplicativo, que os conduziu com segurança para suas casas.
Esses episódios refletem o zelo e a dedicação da equipe da Ação Intersetorial, que, junto a Secretaria de Assistência Social – Semas e aos colaboradores do Espaço de Proteção da Criança e Adolescente, reafirmam o propósito de proteger os direitos dos mais jovens.

Parque Evaldo Cruz

Nas imediações do Parque Evaldo Cruz as equipes também identificaram casos passíveis de abordagem, porém apenas para orientações básicas, como atenção à sonoridade do ambiente e cuidados sobre a venda de produtos para crianças.

Para Júlio César de Andrade, advogado do Creas e abordador na ação, é comum que o ambiente do Parque Evaldo Cruz seja um espaço mais familiar e saudável, concentrando os casos mais agravados nas imediações da Pirâmide. “Aqui por perto da Pirâmide é que esses casos acontecem com maior frequência. É onde tem maior concentração de casos de embriaguez desde outras edições da Ação Intersetorial, mas todas as ocasiões foram resolvidas com sucesso”, completou.

Este ano, a campanha administrada pela Semas, através do Comitê Gestor que envolve as Secretarias de Educação (Seduc), Saúde (SMS), Cultura (Secult), Esporte Juventude Lazer (Sejel), recebe o apoio também do Conselho Municipal de Defesa e Direito da Criança e do Adolescente (CMDDCA); Ministério Público do Trabalho (MPT); e da Vara da Infância e Juventude.

Esta nona edição conta com o ‘Espaço de Proteção da Criança e Adolescente’, localizado no Centro da Jovem. O ambiente lúdico demonstrou na prática o êxito da evolução da Ação Intersetorial em acolher crianças e adolescentes que precisam ser assistidos em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Codecom-CG.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Antigo Hotel Tropicana vai ser demolido e será sede da Defensoria Pública

2

Paraíba

Polícia Militar desarticula esquema do tráfico de drogas em Cruz do Espírito Santo

3

Paraíba

Tribunal de Contas imputa débito de R$ 9,7 milhões a OS que gerenciou Hospital de Mamanguape em 2018

4

Paraíba

Banda ‘Os Fulano’ comemora dez anos de carreira com show neste sábado, em João Pessoa; saiba local

5

Paraíba

Defesa do prefeito cassado de Dona Inês vai pedir cassação do presidente da Câmara por arbitrariedade