Com a proximidade de um novo ano se renova o desejo de cuidar da saúde do corpo e da mente, mirando em atividades que melhorem a qualidade de vida e bem-estar, sobretudo mental. Em João Pessoa esse desejo leva muita gente a buscar os serviços do Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser, nos Bancários. O local dispõe de recursos terapêuticos que buscam integrar o ser humano com o meio ambiente, a sociedade, além de trabalhar o autoconhecimento.
O Equilíbrio do Ser disponibiliza atualmente a população terapias individuais e coletivas como acupuntura, tai chi chuan, chá da tarde, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, constelação familiar, shiatsu, yoga, dançaterapia, terapia comunitária integrativa, resgate da autoestima, floral, meditação, fitoterapia, além de permacultura, dança do ser, arteterapia, alongamento e relaxamento.
O casal Lindalva Maria e Edvaldo Ferreira, de 70 anos, moradores de Mangabeira, frequentam o Equilíbrio do Ser há mais de oito anos. Dona Lindalva conta que foram os problemas na coluna, hérnia de disco e artrose que a levaram a buscar tratamento no local. “Melhorei bastante. Cheguei aqui arrastando uma perna. Esse lugar é uma benção”.
Para Betânia Morais, terapeuta, na escuta qualificada é importante que o usuário fale sobre a sua rotina como hábitos alimentares, de trabalho, atividade física, sono, bem como seus sentimentos, angústias, medos, problemas. “Quando a boca fala os órgãos saram”, orienta. Segundo ela, muitos processos que adoecem o corpo são verificados nessa etapa e a fala ajuda na cura associada às terapias disponibilizadas no Centro.