Traçando a rota para conquistar novos mercados, 21 empresas da Grande João Pessoa participam até quinta-feira de consultorias da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT). A ação visa promover melhorias nas coleções das empresas para a rodada de negócios internacional nos dias 14 a 16 de março, em João Pessoa.
No total, cerca de 50 empresas locais terão contato com mais de 10 compradores estrangeiros, que conhecerão a produção paraibana na moda masculina e feminina, íntima, praia, sport wear e fitness, procurando diferencial e bons preços. Alguns dos países que já confirmaram presença na rodada de negócios são a França, Itália, Espanha, Colômbia, África do Sul, Costa Rica e Inglaterra.
Durante a consultoria, empresários paraibanos recebem dicas de ajustes para seus produtos que seguem tendências mundiais de qualidade, mas que não comprometem a identidade das confecções. Eles são atendidos individualmente e têm amostras de suas peças avaliadas. "Estilo, criatividade, qualidade e diferencial: é o que chamamos de conjunto da obra que nós estamos avaliando nesta clínica", explica Geni Rodio Ribeiro, consultora de Desenvolvimento de Produtos de Moda da ABIT em São Paulo.
Algumas das mudanças sugeridas pela consultora são detalhes que fazem a diferença aos olhos do negociador e que estão no corte, na customização, nos desenhos, na originalidade e até na etiqueta do produto. Conhecedora dos mercados, hábitos e modelagens preferidos pelos países compradores, a consultora acredita que as adequações devem proporcionar maiores chances de negócios às empresas locais, mas que, no geral, todas elas estão aptas e atendem às exigências do mercado.
"Na indústria de confecções, temos que correr atrás das inovações para ter o diferencial e chamar a atenção do nosso público", conta Josivaldo Miranda Gomes, proprietário da Vhisto Brazil, cujo foco é a produção de camisetas masculinas em algodão naturalmente colorido com ícones da cultura regional em imagens que lembram a xilogravura.
Outras empresas que participam da clínica da ABIT são a Zero Positivo, Flip Surf Wear e News Moda Íntima. Francisca Vieira, empresária e presidente da Associação das Indústrias do Vestuário Paraibano (Aivest), comenta que são grandes as expectativas, visto o porte do evento e os padrões de excelência que os produtos locais têm alcançado. "Participei das consultorias em anos anteriores, segui à risca os comentários e consegui emplacar no mercado de exportações", complementa.
O evento é uma promoção da ABIT, por meio do projeto Comprador, da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em parceria com o projeto Portal da Moda, do Sebrae Paraíba. A ação atende cerca de 50 empresas de confecções organizadas em associações, situadas na região metropolitana de João Pessoa, com ações de treinamento, consultorias, melhoria da capacidade produtiva e acesso a mercado. As rodadas contam com o apoio da Aivest e da Associação das Indústrias Têxteis e Artefatos da Paraíba (Assintex).
Assessoria