Os mercados públicos e feiras livres de João Pessoa estão recebendo um tratamento especial da Prefeitura Municipal (PMJP) com medidas constantes de limpeza e higienização. Com um trabalho contínuo de educação ambiental, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e comerciantes conseguiram eliminar os coletores estacionários dos mercados da Torre, Miramar, Castelo Branco, Cruz das Armas, Geisel e Valentina Figueiredo, que contribuíam para a formação de pontos de lixo.
A remoção dos resíduos é diária nos 14 mercados na Capital, que também são lavados regularmente com carros pipas. De acordo com Noé Estrela, diretor de Remoção de Resíduos Sólidos da Emlur, “manter esses locais limpos não é tarefa fácil, e essa medida precisa de mais colaboração dos comerciantes e feirantes para que os mercados permaneçam higienizados. Para isso, os fiscais estão visitando cada estabelecimento regularmente e entregando panfletos educativos informando que o lixo deve ser colocado em sacos plásticos e deixados em frente ao local para ser recolhido pelos agentes de limpeza”.
Mercado Central – A Emlur dispõe de equipes de limpeza e fiscalização permanentes nos mercados de maior porte. No Mercado Central existe uma administração da Emlur com 35 agentes exclusivos que varrem, lavam e coletam o lixo diariamente. No maior mercado público da Capital a coleta é feita quatro vezes por dia para evitar o mal cheiro provocado pelo depósito de restos de aves e outros animais abatidos clandestinamente no local. Além disso, as caçambas estacionárias têm cobertura de lona e, quando retiradas, são higienizadas na própria Emlur antes de retornar ao local de origem.
A feirante Maria da Penha Gomes, que tem uma banca de verduras e frutas há mais de 15 anos no Mercado Central, disse que a sujeira é problema de alguns comerciantes que não colocam seus lixos em sacos plásticos e nem querem deixar no local apropriado. “Existem pessoas que ao terminar a feira deixam todos os restos de frutas estragadas aqui mesmo, e simplesmente no outro dia querem encontrar limpo. Com essa falta de educação esse problema crônico vai continuar,” denunciou.
O diretor de Operações da Emlur, Luiz Antônio Gualberto, informou que a meta da Emlur é eliminar o uso dos coletores também no Mercado Central, que mesmo com maiores cuidados, contribuem para formação de pontos de lixo. “Com a contribuição dos comerciantes e a intensificação do trabalho educativo, esperamos que ocorra o mesmo que nos outros mercados”, observou.
Mercados beneficiados com esquema de limpeza constante: Mercado Central, Cruz das Armas, Oitizeiro, Funcionários II, Geisel, Bairro dos Estados, Torre, Miramar, Castelo Branco, Valentina Figueiredo, Tambaú, Modelo (Varadouro), Jaguaribe e Rangel.
Feiras livres igualmente atendidas: Alto do Mateus e Grotão.
da redação com assessoria
Emlur e comerciantes acabam pontos de lixo em 6 mercados
Os mercados públicos e feiras livres de João Pessoa estão recebendo um tratamento especial da Prefeitura Municipal
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba