Sem coveiros

Em denúncia, Walber Virgolino divulga vídeo de mulher enterrando própria avó em cemitério público de Santa Rita por falta de coveiros

Em contato com o ClickPB, o parlamentar disse que já solicitou informações à prefeitura e afirmou que vai enviar o caso ao Ministério Público.

Em denúncia, Walber Virgolino divulga vídeo de mulher enterrando própria avó em cemitério público de Santa Rita por falta de coveiros

Mulher enterra própria avó em cemitério público de Santa Rita por falta de coveiros — Foto:Reprodução

Um vídeo divulgado na manhã desta quarta-feira (27) pelo deputado estadual Walber Virgolino (PL) mostra a denúncia de uma mulher que filma parentes enterrando a sua avó em um cemitério público de Santa Rita por falta de coveiros. Nas imagens, a mulher lamenta a situação e cobra explicações da gestão municipal.

“A gente que está tendo que fazer o enterro da minha avó porque não tem quem faça. Isso é uma vergonha e desmoralização, prefeito. Cadê o dinheiro? Coloca aí. Eles [coveiros] precisam e a gente também precisa deles. Esse é o fim de todo mundo, inclusive o seu. Todos nós vamos passar por esse processo”, disse.

Veja o vídeo da denúncia:

Em contato com o ClickPB, o parlamentar informou que já solicitou informações à prefeitura via requerimento e afirmou que vai encaminhar o caso ao Ministério Público para apuração, independente da resposta da gestão. A denúncia aponta que os coveiros da cidade não estariam fazendo o serviço por falta de pagamento.

“Eu tenho recebido algumas ações do povo de Santa Rita reclamando de vários assuntos. Mas, o que me chamou atenção foi uma ente de uma falecida que mandou o vídeo e pediu para cobrar do prefeito que, pelo menos, colocassem nos serviços do município os coveiros. Eles não têm coveiros, porque os mesmos se recusam a enterrar os corpos por não estarem recebendo”, disse.

O que diz a prefeitura

Por meio de uma nota, a prefeitura negou que os cemitérios públicos do município estejam sem coveiros e afirmou que a queixa vem de um grupo de profissionais que foram contratados por excepcional interesse público em 2020, cujos contratos expiraram em dezembro de 2021. De acordo com a gestão, esse grupo já foi substituído e “os cemitérios da cidade estão funcionando normalmente”.

Leia a nota:

A Prefeitura de Santa Rita rechaça, categoricamente, a informação de que há atrasos de pagamentos dos servidores públicos. 

A folha funcional é paga rigorosamente dentro do mês trabalhado – um compromisso firmado e honrado pela administração municipal desde 2017, quando a atual gestão assumiu e, com muito trabalho e dedicação, colocou todos os salários em dia, encerrando um ciclo histórico de atrasos e desrespeito ao servidor público. 

Os salários dos aposentados, pensionistas e servidores têm sido pagos inclusive de forma antecipada,  reduzindo o calendário previsto. 

A queixa em curso, de que coveiros estariam sem acesso a seus salários, está circunscrita a um grupo de profissionais que havia sido contratado por excepcional interesse público em 2020 (conforme está previsto na Lei 1874/2018) e cujos contratos expiraram em dezembro do ano passado, sendo substituídos por novo grupo profissional. 

Ainda de acordo com a legislação, os contratos feitos por excepcional interesse público têm validade de dois anos, só podendo ser refeitos após um ano. 

A legislação foi concebida e é rigorosamente cumprida para que o acesso perene aos quadros da administração municipal seja feito através de sua janela democrática e republicana, que é o concurso público.  

Feitos estes esclarecimentos, a Prefeitura de Santa Rita informa a população que os cemitérios da cidade estão funcionando normalmente, inclusive nos finais de semana, com profissionais disponíveis para a realização de sepultamentos.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Obras do Polo Turístico Cabo Branco avançam e via que liga Mangabeira ao Centro de Convenções recebe asfalto, em João Pessoa

2

Paraíba

Prefeitura de São José de Espinharas desembolsa R$ 410 mil com shows do ‘São João da Gente’

3

Paraíba

VLT’s param na Sexta-feira Santa e dia de Tiradentes na Grande João Pessoa; veja como fica operação

4

Paraíba

Homem é condenado a 26 anos de prisão por ordenar homicídio qualificado de dentro de presídio na Paraíba

5

Paraíba

Francisca Motta defende unidade na base de João Azevêdo diz não acredita em rompimento com o PP