Docentes, servidores técnico-administrativos e discentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participam nesta quinta-feira (25) da Consulta Prévia à comunidade, que é a construção da lista tríplice para a escolha do reitor (a) ou reitora e vice-reitor(a) para a gestão da instituição no período de 2025 a 2028.
A consulta prévia será realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Estão aptos a votar mais de 46 mil membros da comunidade acadêmica, entre docentes, técnicos-administrativos e discentes formal e regularmente matriculados no período letivo atual 2023.
Leia mais: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas amanhã escolher novo reitorado
Como divulgado pelo ClickPB, três chapas disputam as eleições.
São elas: Chapa 1, intitulada “UFPB: inovação com inclusão”, composta pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, candidatas, respectivamente, à reitora e vice-reitora. Chapa 2, que tem o nome “Conecta UFPB”, na qual concorrem os professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga, candidatos, nesta ordem, a reitor e vice-reitor. Chapa 3, com o nome “Avança UFPB”, formada pelos professores Valdiney Gouveia e Rita de Cássia Pereira, candidatos, respectivamente, aos cargos de reitor e vice-reitora.
CHAPA 02 | Conecta UFPB: Do Litoral ao Brejo – Lucídio e João
Lucídio e João representam a chapa Conecta UFPB: Do Litoral ao Brejo. Lucídio dos Anjos Formiga Cabral tem mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Informática, ambos na UFPB.
João Euclides Fernandes Brag é licenciado e bacharel em Enfermagem pela UFPB, com especialização e mestrado em Saúde Pública. É professor associado do Departamento de Enfermagem/CCS e possui projetos de pesquisa voltados para avaliação e controle da ansiedade. Foi diretor e vice-diretor do CCS por dois mandatos.
Propostas
A chapa apresenta propostas para capacitação e qualificação envolvendo o domínio de técnicas modernas como a inteligência artificial, considerado o principal desafio.
Estimular o aumento do número de servidores técnico-administrativos é outra ideia da chapa.
Além disso, a intenção é capacitar os docentes em novas ferramentas didáticas com foco nas novas tecnologias.
Também há a ideia de ações para melhorar a saúde mental e qualidade de vida dos servidores; fomentar práticas que assegurem a proteção contra o assédio no ambiente de trabalho; elaboração do Plano de Prevenção de Acidentes no Trabalho da UFPB;
A implantação de um sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional na UFPB é outra ideia, assegurando, por exemplo, o uso de EPI para todos os servidores, inclusive terceirizados.
Está prevista a elaboração de um diagnóstico das condições de trabalho de todos os setores da UFPB.
As propostas visam ainda o dimensionamento de pessoas com a redistribuição interna, garantia de transparência nesse processo, e ainda planejando o provimento de vagas com base nas necessidades administrativas e acadêmicas.
A chapa propõe a implantação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) com realização de consulta pública e criação de comissão de acompanhamento.
Entre as ideias para melhorar a instituição, a chapa aposta no ensino básico, técnico e tecnológico, para a graduação e pós-graduação, além da pesquisa e internacionalização.
Há também a ideia de um sistema de gestão integrada das bibliotecas, assistência estudantil, editora universitária, inovação tecnológica.
No eixo administrativo, há propostas para governança, planejamento e avaliação; compras e manutenção de equipamentos e aquisições de insumos; comunicação e relação com a sociedade; conclusão do novo Estatuto da UFPB; políticas para inclusão.
As ideias da chapa também passam por proposta para sustentabilidade ambiental, incluindo ampliação de áreas verdes e garantindo a gestão integrada de resíduos produzidos pela instituição, além de propostas para a segurança.